Dar um petisco para cachorro é uma ótima estratégia para recompensá-lo pelo bom comportamento. Por exemplo, fez as necessidades no lugar certo? Comeu toda a ração? É válido oferecer um petisco úmido, um bifinho, um ossinho ou qualquer outra versão do alimento.
O mais importante é que esse mimo reforce as boas ações do pet. Além disso, dar um petisco para cachorro também é vantajoso por ajudá-lo a relaxar com uma boa comida. É como acontece quando os humanos comem algo que gostam, sabe?
Mas olha, tudo em excesso faz mal e alguns petiscos devem ser evitados. Continue a leitura e saiba mais informações sobre esses alimentos para tirar um melhor proveito!
Quais são os benefícios do petisco para o cachorro?
Existem vários benefícios encontrados em petiscos para cachorros que contêm ingredientes específicos, como prebióticos, probióticos, fibras e antioxidantes naturais. E como visto, esses alimentos servem para agradar o pet, mas não a ponto de torná-los mimados, quando entregues moderadamente. Isso porque a ideia dos petiscos é para reforçar comportamentos positivos e cuidar da saúde. Entenda!
Recompensa
Os petiscos funcionam como agrados oferecidos ao pet logo após um bom comportamento. Assim, o bichinho deve associar determinada ação ao consumo desse alimento, repetindo a boa atitude para ganhá-lo outras vezes.
É como quando você coloca uma meta para si e se recompensa após atingir o objetivo. Por exemplo, terminou todos os trabalhos do dia? Pode se permitir pedir um lanche por delivery ou fazer qualquer outra coisa que goste.
Adestramento
Os cachorros são muito inteligentes e sabem quando os tutores estão orgulhosos ou bravos com ele. Quer dizer, já reparou na carinha manhosa que eles fazem ao serem repreendidos?
Do mesmo modo, receber um petisco depois de um bom comportamento os deixam satisfeitos consigo. Logo, a tendência é repetir a ação posteriormente, servindo como uma estratégia para adestrar os animais.
Entretenimento
Nem tudo na vida deve ser feito para ganhar recompensa por boa ação, certo? Assim como os humanos, os pets também precisam se divertir e os petiscos são aliados nisso. Por exemplo, é uma opção deixar o petisco escondido para estimular a procura e o desenvolvimento dos instintos do pet.
Isso traz entretenimento para você e para ele. De quebra, também é possível combater o tártaro, melhorar o mau hálito, fortalecer a mandíbula e incentivar à mastigação.
Qualidade de vida
Os petiscos podem conter veiculadores de prebióticos, probióticos e fibras. Tudo isso ajuda na qualidade de vida e no desenvolvimento saudável do pet. Além disso, existem petiscos com produtos específicos para cuidar da saúde bucal, com os que têm antioxidantes naturais.
Quais petiscos não são recomendados?
Não é recomendado oferecer nunca petiscos como:
- os que contêm alimentos tóxicos como uva, cebola, alho etc (encontrados nas receitas caseiras);
- carnes temperadas, por possuírem condimentos;
- os que possuem ossos de fácil ingestão ou partes cortantes, como pé de galinha;
- entre outros.
E aí, tirou as suas principais dúvidas sobre o petisco oferecido para cachorro? Como visto, trata-se de uma opção benéfica para recompensar, adestrar e entreter os cães. Porém, é preciso entregá-lo apenas esporadicamente para não prejudicar a saúde do seu pet.
Gostou do conteúdo? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude outros tutores e aproveitarem os benefícios desse alimento!