As raças de cachorro grande costumavam ser associadas a tarefas no campo e aos cães de guarda. Até porque, em uma primeira impressão, é comum que alguns se intimidem pelo tamanho, mas isso não é uma regra. Inclusive, existem vários pets de grande porte indicados para criança.
Além disso, os grandões tendem a ser mais fáceis de treinar, por terem genes associados a maior inteligência e obediência. Afinal, como já foi dito, as raças de cachorro grande eram normalmente usadas para atividades profissionais.
E aí, quer conhecer algumas raças de cachorro grande? Listamos 7 delas para você ficar por dentro. Confira!
1. São Bernardo
Sabe o cachorro grandão da série de oito filmes americanos Beethoven? Ele é da raça São Bernardo. Sua altura pode ser entre 70 cm a 80 cm, podendo pesar entre 65 kg a 80 kg.
Essa raça tem origem na Suíça e Itália, e ganharam fama como ‘’herói dos Alpes suíços’’, por ajudar no resgate de pessoas soterradas.
Isso é explicado pelo tamanho, resistência e potencial do faro do pet. Mas não pense que por essa razão o São Bernardo costuma ser sério. Na verdade, ele é conhecido por ser paciente e amigo das crianças, muitas vezes servindo como um “cão-babá”.
2. Akita
Outra raça de cachorro grande famosa dos cinemas é o Akita, presente no filme Sempre ao Seu Lado (2009). Já assistiu? O Akita, originário do Japão, tem entre 61 cm e 68 cm e pode pesar entre 32 Kg e 60 kg.
A lealdade do cão da raça Akita, muito presente no filme citado, é característica marcante do pet. Além disso, ele costuma ser brincalhão e apegado aos tutores. Só é preciso garantir espaço para eles se exercitarem e paciência para treiná-los.
3. Collie
Você conhece a Lassie, famosa cadela da série e do filme “A Força do Coração” (1943), como foi nomeada no Brasil? A personagem é da raça Collie, originária da Escócia e servia como cão de pastoreio.
A raça costuma ter entre 55 e 66 cm e pesa entre 22 e 34 kg, considerada de médio a grande porte. Assim como a personagem Lassie, o Collie se caracteriza pela personalidade dócil e fiel aos tutores.
4. Dobermann
Esse cachorro costuma ultrapassar 70 cm e peso médio de 40 kg, considerado de porte médio a grande. O curioso é que a raça veio a partir de um cruzamento com o pinscher, que mede entre 15 e 30 cm, além de outros cães.
O Dobermann tem origem na Alemanha, sendo criado para proteção do patrimônio, lar e família. Por isso, normalmente eles são usados como cães de trabalho, explicando a característica mais séria que muitos atribuem. Mas claro, o comportamento de qualquer pet depende da criação.
5. Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro pode chegar aos 75 cm e peso entre 40 kg e 70 kg, podendo ser de porte grande a gigante. Mas não se assuste com o tamanho, além do corpo musculoso e expressão facial ranzinza. Essa raça é conhecida por ser leal aos tutores, brincalhão e obediente. Mas claro, é importante que ela tenha o tratamento adequado e espaço suficiente para se exercitar e gastar energia.
6. Galgo Inglês
Apesar do nome, essa raça tem origem no Egito, mas se tornou muito próximo da realiza britânica. Isso é explicado pelas características do pet: porte esbelto e pernas longas, capazes de correr em uma velocidade de 68 km/h.
Além disso, o Galgo Inglês pode alcançar 72 cm e pesar em torno dos 33 kg, considerado de porte médio a grande. Mas apesar do tamanho, pode relaxar! A raça é tida como tranquila, paciente e amorosa.
7. Dogue Alemão
Scooby-dooby-doo! Reconheceu essa fala? É o bordão do Scooby-doo, o cachorro do Salsicha do desenho animado. Ele é da raça Dogue Alemão, podendo os machos alcançarem no mínimo 80 a 90 cm de altura e as fêmeas de 72 a 84 cm, sendo considerada uma raça gigante.
O Dogue Alemão tem origem na Alemanha e assim como o cachorro do desenho, é comum que essa raça seja amável e leal aos donos.
E então, o que achou das 7 raças de cachorro grande mencionadas? Como visto, cada uma tem personalidade, origem e aparência diferentes, apesar de similares no tamanho.
Gostou de saber mais sobre as raças de cachorro grande? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro do assunto!