Não são apenas os humanos que precisam de cuidados especiais na terceira idade. Nossos bichinhos peludos também merecem atenção redobrada conforme vão ficando mais velhinhos. Então, é preciso adaptar a casa para oferecer toda a qualidade de vida a eles.
Neste post, você vai conferir dicas simples, mas muito valiosas, para transformar sua casa em um ambiente mais seguro e acolhedor para o seu animalzinho, especialmente nessa fase em que os desafios físicos e de saúde se tornam mais presentes. Acompanhe a leitura!
Facilite a acessibilidade e mobilidade
Com a idade, muitos pets passam a ter mais dificuldade de locomoção, especialmente em lugares com degraus. Nesse caso, o ideal é instalar rampas antiderrapantes para facilitar o acesso a determinadas áreas da casa. E para evitar o risco de escorregões em pisos escorregadios, é importante colocar tapetes por onde seu pet costuma passar.
Ofereça uma caminha confortável
É normal que os pets idosos durmam por mais tempo. Então, aposte em uma cama aconchegante para que ele descanse com todo o conforto que ele merece. No mercado, há modelos específicos que ajudam a aliviar a pressão nas articulações.
Também leve em consideração o tamanho da cama. Ela deve ser grande o suficiente para que ele possa se esticar confortavelmente. Ainda, coloque a caminha em um local de fácil acesso, para evitar esforço adicional nas articulações.
Coloque barreiras de segurança
Se há áreas em sua casa que são perigosas para o seu pet, instale barreiras para evitar que ele entre no local. Isso é ainda mais importante se ele fica sozinho em casa em algum período do dia.
Há modelos que podem ser facilmente instalados e que se adequam à abertura da porta. Assim, seu pet ficará longe de ambientes perigosos para ele, como a cozinha, onde pode se machucar ao tentar comer algum alimento.
Garanta que a água e a comida são acessíveis
Uma ótima dica é colocar várias tigelas de água e de comida pela casa para que seu pet possa se alimentar com menos esforço. Se ele tiver algum problema de coluna, de mobilidade ou dores nas articulações, escolha um modelo de tigela que fique mais elevado.
Opte por tigelas feitas em material de fácil higienização, como o aço inoxidável e certifique-se de que elas estejam sempre bem limpas antes de servir a água e o alimento do seu animalzinho.
Cuide da iluminação
Apesar de dormirem mais, muitos pets idosos acordam durante a noite, seja para fazer as necessidades ou se alimentar. Por esse motivo, considere a instalação de luzes noturnas para ajudar ele a se movimentar pela casa sem qualquer dificuldade.
Com essas dicas, sua casa ficará muito mais segura e confortável para o seu pet idoso, aumentando sua qualidade de vida e garantindo seu bem-estar. Lembre-se de que a saúde e a felicidade do seu bichinho estão diretamente relacionadas ao cuidado e atenção que você oferece a ele.
Falando nisso, que tal celebrar cada ano da vida dele? Então confira como comemorar o aniversário do seu pet!