Cada vez mais, as pessoas consideram os pets como uma parte importante da família. E além dos mimos e cuidados especiais que os bichinhos recebem, um evento importante está se popularizando: as comemorações de aniversário.
Isso mesmo! Você já viu uma festa para cachorro? Apesar de os animais não compreenderem o significado da celebração e nem darem muita atenção ao evento, a festa pode ser um evento divertido para os tutores.
Quer saber como fazer uma festa de aniversário para o seu bichinho com responsabilidade e carinho? Então, acompanhe o nosso texto.
O carinho pelos animais
O mercado pet tem crescido bastante nos últimos anos. O Brasil, por exemplo, é o terceiro país com mais pets no mundo e o faturamento passou dos 50 bilhões de reais nas últimas pesquisas de 2021.
A preferência é mesmo pelos cachorros, mas os gatos têm conquistado cada vez mais o coração dos tutores.
E por isso, muitas famílias já estão, até mesmo, fazendo festas de aniversários para esses membros de quatro patas — sejam elas mais intimistas ou para muitos convidados.
A festa para cachorro
Antes de darmos algumas dicas de como realizar um evento inesquecível para os tutores, é fundamental falarmos sobre a tranquilidade e a segurança dos bichinhos — afinal, a festa é para eles, não é mesmo?
Os animais, principalmente os gatos, podem ficar muito estressados com muitas pessoas em volta e, por isso, é preciso cuidado com a quantidade de convidados.
Sessões de fotos, apesar de serem fofas para nós humanos, podem causar bastante nervosismo em cachorros e gatos — seja pelo local, pelas câmeras ou pelos enfeites. Fique atento a qualquer sinal de desagrado do bichinho, ok?
Por fim, em hipótese alguma, considere barulhos extremos, como som alto ou fogos de artifício. Os ouvidos dos animais são extremamente sensíveis e muitos cães chegam a falecer em eventos com fogos de artifício.
Os cuidados com a comida e outros detalhes
Apesar de ser uma festa, não é prudente oferecer aos pets os alimentos típicos de uma celebração de aniversário, como coxinhas, cachorro-quente ou qualquer outro petisco feito para humanos, mas que o seu bichinho adora.
Os doces também agradam o paladar de muitos animais, especialmente os cachorros, bem como picolés e outros quitutes. Mas oferecer esse tipo de comida pode transformar um dia de festa em algo muito perigoso.
Isso porque muitos alimentos podem ser ruins para os bichinhos, como doces, temperos e frutas. Além disso, os aniversariantes podem ter problemas de digestão.
Por todos esses motivos, guarde as comidas festivas apenas para os humanos e sirva alimentos apropriados para os cães e gatos. Você pode variar no petisco, dar um biscoito diferente, mas sempre comida para animais.
Outros pontos que podem dar um ar especial na sua festa para cachorro são:
- caprichar na decoração, que pode ser temática, com o tema gato ou cachorro ou algo que o bichinho goste, como uma pelúcia ou um lugar especial;
- realizar mimos para o seu pet, como um banho relaxante;
- dar presentes, como brinquedos adequados, camas, roupas, arranhadores etc.
Viu só como é possível fazer uma festa para cachorro em que todos se divertem? Lembre-se de sempre respeitar o aniversariante e não tornar o dia dele estressante ou perigoso. Se você gostou desse post e quer ficar sempre por dentro das notícias e dicas para o universo pet, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.