Nem golden, nem shih-tzu, nem buldogue francês. Conforme uma pesquisa realizada pelo instituto Qualibest os cães SRD (sem raça definida) são os favoritos dos brasileiros, presentes em aproximadamente 41% dos lares. Independentemente do histórico genético ser conhecido ou não, contar com pet é garantia de alegria e diversão para toda família.
Existem diversas categorias para classificar cães e gatos, sendo que em alguns casos é possível conhecer todo o histórico genético do animal e em outros não. Veja, a seguir, quais são os principais tipos de gatos e cachorros, além de entender quais as diferenças entre os com pedigree e os SRD. Confira!
Quais são as categorias de gatos e cachorros?
Existem animais de raça com e sem pedigree, além dos sem raça definida (SRD). Para melhorar a compreensão sobre o assunto, separamos os conceitos de cada um deles abaixo. Vale a pena continuar a leitura e conferir!
Animais de raça com pedigree
O pedigree serve para atestar a origem do cão ou gato. Ele é emitido por instituições como a Sociedade Brasileira de Cinofilia. Por meio de um documento oficial, tem-se a comprovação de que o animal é mesmo de uma determinada raça.
Na documentação, há a genealogia do cachorro.
Nesse sentido, é necessário que os pais, avós e bisavós dele sejam de raça pura. Em geral, os pedidos para conseguir essa certificação são realizados por canis especializados a fim de aumentar a credibilidade do negócio.
Animais de raça sem pedigree
Os animais sem pedigree são aqueles que não tem comprovação genealógica sobre sua origem. Assim, não há como saber exatamente se ele é de raça pura, ou se houve misturas nos cruzamentos. Desse modo, mesmo que tenham semelhanças com os animais com pedigree, não há nenhuma comprovação ou certificado de origem.
Animais SRD
Como você viu, os SRD são os animais mais queridos dos brasileiros. Esse tipo de cachorro ou gato é relacionado à falta de origem definida, podendo ter misturas de várias raças em sua genealogia.
Com isso, é possível encontrar SRD de diferentes tamanhos, cores, tipos de pelos, formatos e temperamento. Quer entender mais sobre as linhagens e diferenças entre as raças de cachorros e gatos? Então, continue a leitura que explicamos para você!
Todo gato ou cachorro sem pedigree é SRD?
Em geral, há algumas características que vem à mente quando pensamos em um cachorro ou gato vira-lata. Entre as características mais comuns estão o pelo mais curto e um tamanho médio.
Isso acontece, pois, apenas por meio do documento oferecido pelas instituições é que se comprova a raça do animal.
No entanto, se for do interesse do tutor, ele dumbbell snatch pode adquirir um certificado para o animal, podendo este, ser comprovado por meio do Certificado de Pureza Racial (CPR), emitido por um Kennel Clube regional.
A comprovação da pureza da raça pode ser realizada de várias formas. A comprovação que os pais possuem pedigree é uma delas.
Já, caso os pais do animal não possuam pedigree, uma possibilidade para comprovar que o animal é puro, é emitir o Certificado de Pureza Racial (CPR).
Essa certificação é realizada por meio da avaliação de especialistas em feiras de exposição e dando entrada na documentação em um Kennel Clube. Em ambas as maneiras, são avaliadas as características zootécnicas de cada raça.
Se for aprovado, o pet receberá o chamado Certificado de Pureza Racial (CPR), que é um primeiro registro antes da obtenção do documento oficial. O que significa pedigree aprovado.
Quais são as diferenças entre um gato ou cachorro de pedigree e um SRD?
Enquanto os animais com pedigree contam com um detalhamento completo das características da raça e sobre a sua árvore genealógica, os SRD e os de raças definidas mas sem pedigree não apresentam os mesmos registros. Também há algumas diferenças quando se trata da saúde dos pets.
Os animais de raça definida normalmente apresentam algum problema específico — por isso, o golden retriever pode desenvolver displasia coxofemoral e o spitz alemão o deslocamento da patela, por exemplo.
Nessa hora, o pedigree é muito importante, pois como os problemas acima são genéticos e específico de algumas linhagens e não da raça, por meio da genealogia se conhece as possibilidades do surgimento dessas patologias, e no caso dos puros e sem pedigree isso fica encoberto.
Porém, o mais importante, antes de analisar se o animal tem pedigree ou não, é SRD ou não, é o amor que une os animais com seus tutores e a reciprocidade entre ambos, independente de raça, cor e tamanho.
Entendeu as diferenças dos gatos e cachorros SRD para os que têm pedigree? Por meio dessa classificação você compreende um pouco mais sobre os animais. Além do mais, caso queira verificar a raça, vale procurar uma instituição que ofereça esse serviço.
Gostou deste texto e quer que outros conheçam essa diferença? Então, compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!