Apesar de o vendedor CLT e o representante comercial terem atuações parecidas, o modo como esses profissionais trabalham é diferente. Isso acontece porque o vínculo que eles têm com a empresa também apresenta diferenças.
Então, quando você for escolher um dos dois especialistas para atuar no seu negócio é preciso estar ciente de como eles trabalham, a fim de escolher a contratação ideal. Assim você vai atender exatamente às necessidades da sua distribuidora, alcançando melhores resultados.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para conferir as características do vendedor e do representante e tome as melhores decisões para o seu negócio.
O que é um vendedor CLT? E um representante?
Tanto o vendedor CLT quanto o representante comercial compõem a equipe de vendas de uma empresa. Porém, na hora de escolher entre um ou outro é importante conhecer a maneira como esses profissionais atuam e o vínculo que terão com a sua distribuidora. Assim você pode optar por qual é mais adequado às demandas do seu negócio.
A seguir, apresentamos a definição desses dois profissionais, a maneira como trabalham e se relacionam com a contratante.
O vendedor CLT
Esse profissional integra a equipe interna da empresa. Ele é contratado com base na Consolidação das Leis do Trabalho, logo, tem um vínculo empregatício que define seus direitos e deveres. Atua com carteira assinada como pessoa física.
O representante comercial
Esse profissional não tem qualquer vínculo empregatício com a empresa. Trabalha de maneira autônoma como pessoa física ou jurídica, então, não tem obrigações e direitos como o vendedor CLT. Sua atuação é regulamentada pela Lei nº 4886/65.
Quais são as características desses profissionais?
Para que você entenda na prática as diferenças da atuação do vendedor CLT e do representante, confira as características desses profissionais.
O vendedor
Trabalha para a empresa que o contratou, então, tem obrigações para com ela e seus produtos. Precisa seguir o planejamento e a estratégia pré-definidos, ele segue as regras da empresa e deve prestar-lhe contas.
Precisa cumprir rotas e visitas definidas. Atua com exclusividade, preza pelos interesses da empresa, tem responsabilidade com os produtos materiais e displays dos pontos de venda. Seus equipamentos, carteira e outras ferramentas estão sempre adequados ao que a empresa define. Os clientes pertencem à empresa.
O representante
Presta serviços para a empresa, então, tem mais liberdade na hora de trabalhar. Não precisa cumprir jornadas nem seguir planejamentos. Visita somente os clientes que julgar melhor e não trabalha com exclusividade.
Costuma dar preferência para os produtos com maior comissão e giro mais alto. Organiza e conduz seu trabalho da maneira como julgar mais conveniente, por meio da própria carteira e equipamentos. Não é monitorado, e os clientes pertencem a ele, então, pode compartilhá-los com outras empresas.
Qual dos dois profissionais é melhor?
Tanto o vendedor CLT quanto o representante podem trazer bons resultados para a empresa, apesar das diferenças de atuação. Não podemos apontar um como sendo melhor do que o outro, pois isso depende da adequação aos interesses e demanda de cada distribuidora.
Antes de escolher um ou outro, defina sua estratégia de negócio para entender o que atende melhor à sua empresa às expectativas dos seus clientes. Mas não se esqueça de que o sucesso do seu negócio não depende só dessa contratação, pois o vendedor CLT ou o representante complementam o time. Suas metas também dependem de outros fatores.
Além de uma boa definição de processos e de organização interna, você ainda vai precisar de um parceiro sério e confiável, que ofereça preços competitivos e atenda à sua distribuidora no prazo, como a Matsuda Pet, que busca sempre por inovação para garantir a alta qualidade dos seus produtos e um atendimento de excelência.
Unindo tudo isso a uma boa contratação no time de vendas você alcançará o sucesso. Considere cada característica que apontamos, porque o trabalho do vendedor CLT e do representante comercial durante a pré-venda também influencia a decisão de compra do cliente em potencial, ainda mais nesse momento, com a grande tendência das compras digitais.
Já que falamos em pré-venda, confira neste outro artigo a importância que ela tem para o sucesso dos negócios em sua distribuidora.