As tendências de marketing para 2022 apontam para boas oportunidades, com novas tecnologias e transformações significativas no mercado publicitário. Quem atua com marketing sabe o quão importante é acompanhar as mudanças, concorda?
Entender as tendências é fundamental para planejar as suas estratégias ao longo do ano. Essa ação é vital para o crescimento das marcas, para o aumento da colaboração das equipes e para a melhoria dos processos de trabalho.
Acompanhe a seguir e saiba quais são as inovações na área de marketing para o mercado distribuidor em 2022!
Metaverso
O conceito de metaverso representa a ascensão do digital em relação ao físico. Embora pareça algo de outro mundo, essa realidade já faz parte do nosso cotidiano. Na prática, o metaverso engloba tecnologias de realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e plataformas, especialmente de games.
É justamente nesse universo que as empresas devem começar a operar. Em 2022 e nos próximos anos, o que se espera é que surjam novas experiências imersivas para os consumidores, integradas com espaços de mídia, relacionamento e entretenimento.
Experiência do usuário
Cada vez mais as marcas apostam em ferramentas de integração e automação para personalizar o relacionamento com os usuários e, com isso, promover boas experiências com o público. A aplicação de tecnologia bot é um ótimo exemplo de como as interações com os clientes podem ser aperfeiçoadas.
Tais funcionalidades, aplicadas nos empreendimentos de diversos setores do mercado, podem ser altamente vantajosas para os negócios. Além de tornar o atendimento mais otimizado, ainda é possível coletar dados das conversas e basear a estratégia de marketing nas necessidades e dores dos consumidores.
Conteúdos exclusivos
Apesar de o marketing de conteúdo ser uma forte tendência há alguns anos, o que se espera é que a estratégia continue sendo a maior fonte de tráfego da internet. Hoje, grande parte das empresas já utilizam de conteúdos exclusivos, como artigos, infográficos, e-books, vídeos, entre outros, para atrair leads e educar os clientes.
Com o avanço das tecnologias, as marcas devem continuar investindo em conteúdos para mostrar autoridade e esclarecer detalhes sobre os seus produtos e serviços. Um dos formatos que prometem gerar um volume ainda maior de engajamento são os posts nas redes sociais.
Personalização
Com a prática de coleta de dados a todo vapor, as empresas podem prever e analisar uma série de informações de seus consumidores. Assim, os negócios têm uma grande oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de comportamento no consumo.
Dessa forma, fica mais simples estreitar o relacionamento das marcas com os clientes, captar dados de navegação e preferências dos usuários e, a partir disso, moldar a experiência. Sobretudo os e-commerces podem aproveitar o momento e focar na personalização, tanto das ações de publicidade quanto das ofertas.
Marketing conversacional
Outra forte tendência para o ano de 2022 é o marketing conversacional, uma estratégia que oferece respostas rápidas, dinâmicas e interativas. Para isso, as empresas precisam investir em algumas ferramentas, como chatbots, vídeos e e-mails personalizados.
O marketing conversacional é uma ação usada para reduzir o ciclo de venda, aprender mais sobre os seus clientes e criar uma experiência de compra mais humana. Ele utiliza de tecnologias robustas, como a inteligência artificial, que privilegiam o atendimento e a obtenção de informações.
Seguir as tendências de marketing para 2022 e acompanhar as exigências do mercado, são atitudes fundamentais para manter o posicionamento da sua marca. O importante mesmo é unir diversas vertentes do marketing na sua estratégia para ter mais resultados e poder sair na frente dos concorrentes.
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