Você sabe por que os gatos têm o costume de seguir os donos até o banheiro? Esse ambiente é repleto de objetos intrigantes para a diversão dos pets, além de ser o cômodo da casa que mais mistura odores diferenciados.
Há inúmeras teorias para esse comportamento, mas os bichanos também podem fazer isso justamente porque querem aproveitar a companhia dos donos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para manter a segurança do seu gato quando ele passa muito tempo no banheiro.
Afinal, por que meu gato me segue no banheiro? Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o assunto!
Mas por que o meu gato me segue no banheiro?
Não se sabe, exatamente, de onde vem o interesse dos gatos por essa parte da casa. As motivações mais lógicas são que os bichos são curiosos, buscam por proteção, conforto e atenção dos donos nesse local. Inclusive, o cômodo é repleto de objetos para o seu entretenimento e diversão.
Pode ser que o gato também prefira o ambiente por conta de ser um dos espaços mais frescos do lar, já que costuma ficar em uma área de menor incidência de raios solares. Às vezes, pode ser que ele esteja entediado e acompanhe o dono simplesmente porque gosta de ficar ao seu lado.
O que atrai os gatos para esse ambiente?
Além da presença dos donos, existem alguns elementos no banheiro que podem facilmente atrair os gatos, como toalhas, água corrente, armários, papel higiênico, frascos, entre outros. As toalhas, por exemplo, servem como um arranhador ou até mesmo uma cama para deitar.
O papel higiênico é, talvez, um dos itens que mais chama a atenção dos bichos, se transformando em um brinquedo com movimentos desafiantes. Os armários, o box e a pia, igualmente, são vistos como um verdadeiro playground pelos gatos, já que eles podem pular de um local para o outro, a fim de treinar as suas habilidades.
Tais comportamentos, no entanto, podem ser um sinal de alerta de que o pet precisa de mais estímulo. O ideal, nesse caso, é oferecer ao gato alguns acessórios para que ele consiga se exercitar e se manter entretido nos momentos que você não estiver por perto. É interessante fornecer a ele um bom enriquecimento ambiental, com brinquedos e artefatos pela casa que o distraiam.
Quais são os cuidados necessários para ter com os gatos no banheiro?
No banheiro, facilmente o seu gato será atraído por diferentes aromas, texturas e formas. Mesmo assim, é preciso ter um cuidado extra quando o bichano fica muito tempo nesse ambiente da casa. Boa parte dos produtos de limpeza, cosméticos e inseticidas, por exemplo, têm substâncias que provocam irritação ou são tóxicas para os pets.
Também há objetos cortantes, como tesouras, lâminas de barbear e cortadores de unha que podem ser perigosos. Para manter a segurança do seu gato, o indicado é deixar esses tipos de utensílios longe do seu alcance.
Você ainda pode ensiná-lo que esse ambiente não é bom para ele. Os gatos são animais muito inteligentes e podem ser facilmente treinados para se adaptarem às condutas do seu lar.
Esse comportamento do gato pode ser realmente curioso. Independentemente de qual seja o motivo, busque sempre preservar o seu pet e tome alguns cuidados para que o banheiro não se torne um local nocivo para ele.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e comente aqui no post se o seu gato também tem o costume de visitar esse cômodo com frequência!