O movimento está fraco e o lucro mensal caiu? É hora de pensar em aumentar as vendas da sua distribuidora. Facilitar a rotina dos clientes atuais, para que eles comprem mais produtos, e fazer com que outros possíveis compradores conheçam a sua empresa são pontos essenciais para o sucesso.
Uma das formas de realizar tudo isso é investindo em sua presença online e estreitando o relacionamento com os clientes. Quer saber mais? Então confira dicas de como aumentar as vendas.
1. Quer aumentar as vendas? Esteja presente online
Quantas coisas você faz pelo computador ou smartphone? É possível pagar contas, se comunicar com pessoas que estão do outro lado do mundo, chamar um táxi, comprar passagem e até fazer a compra do supermercado, não é?
Se a sua vida está assim, há grandes chances de a do seu cliente ser bem semelhante. Sim, os compradores e possíveis interessados no seu produto também estão navegando! É por isso que a sua distribuidora precisa estar presente online.
Tenha perfil nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter. Invista também em um site completo, não apenas com seus dados, mas com o catálogo de produtos disponível. Esteja onde seus clientes estão para poder ser lembrado e conhecido.
2. Facilite a alteração do pedido através de formulário eletrônico
Caso já tenha um site completo, o que acha de facilitar na hora de seu cliente fazer um pedido ou alterar algo? Claro que o representante comercial tem um papel muito importante, de apresentar produtos, ampliar o número de cliente e poder aumentar as vendas. Porém, a possibilidade de fazer um pedido online também é importante e não prejudicará a vida do representante.
Com o formulário virtual, o consumidor pode solicitar um item que esqueceu de pedir, alterar a quantidade do produto ou até fazer um pedido a mais, caso tenha vendido além do que esperava.
Essa facilidade aumenta a chances de novos pedidos serem feitos e facilita a vida do seu cliente. Invista!
3. Invista em e-mail marketing
Você certamente tem o cadastro dos clientes e, nele, está o endereço de e-mail pessoal ou da loja, correto? Como você usa essa informação?
A dica é investir em e-mail marketing, que pode servir tanto para informar sobre uma nova ração que você está disponibilizado em sua distribuidora, quanto para estreitar o relacionamento com o consumidor. Mensagens e boas festas, aviso de uma promoção ou até alterações no sistema de entrega podem ser comunicados através desta ferramenta. Interaja para fidelizar.
4. Deixe amostra grátis de produtos novos
Está vendendo uma marca de ração nova ou um petisco diferente em sua distribuidora? Deixe amostras grátis com o representante comercial, para que ele leve para os pet shops ou canis.
Essa é uma forma de apresentar a novidade e atrair compras. Afinal, o dono da loja dá para os clientes e se o pet gostar, o cliente vai querer comprar. Consequentemente, o dono da loja fará o pedido para a sua distribuidora e ajudará a aumentar as vendas.
5. Aumente a variedade de marcas
Ainda pensando em produtos, varie as marcas oferecidas, tanto de petiscos, quanto de ração. Os donos de pet estão exigentes e querendo encher os animais de mimos.
Já os donos das lojas querem vender e variar o que oferecem em seu estabelecimento. Faça com que a sua distribuidora seja o local no qual o empresário procura e encontra os produtos variados que precisa.
6. Diminua o prazo de entrega
Você já deixou de comprar em um e-commerce e pagou até um pouco mais caro para comprar em outro que entregava o produto mais rapidamente? Se você for adepto das compras virtuais provavelmente já fez isso.
Essa mesma característica atrai compradores para a sua distribuidora. Se você tem um sistema de entrega mais rápido e eficiente, o lojista não precisa ter estoques imensos. Isso é positivo para ele, que pode passar a comprar com você ao saber que em poucos dias terá o seu pedido recebido.
7. promoção
Tem um produto parado e ocupando lugar no estoque? Hora de fazer uma boa promoção. Divulgue para os clientes através do e-mail marketing. Não se esqueça de postar nas redes sociais e no site.
É uma ótima oportunidade para liberar espaço de armazenamento, atrair compradores e conhecer consumidores novos.
8. Procure novos clientes
Quer aumentar as vendas? Procure clientes novos. Liste canis e pet shops da região na qual a sua distribuidora atende. Verifique quem ainda não é seu cliente e peça para o representante fazer uma visita.
Mesmo que ele não feche uma venda na primeira vez, é bom aproveitar o momento para anotar o e-mail e depois enviar e-mail marketing atrativo.
Por falar em consumidor, você sabe qual a importância de entender o comportamento dele? Descubra!