Sabia que o mercado pet brasileiro é o terceiro maior do mundo? Em 2020, faturou mais de R$ 40 bilhões, mesmo em meio a uma crise, sendo 13,5% a mais do que 2019. Para aproveitar da melhor maneira esse segmento tão aquecido por aqui, vale desenvolver um product market fit.
Afinal, a concorrência também é grande, então, é preciso ter um diferencial atrativo para os clientes. Preparamos este artigo para que você entenda o que é o product market fit, a importância dele e como desenvolver o seu. Acompanhe!
O que é product market fit?
O product market fit é uma ferramenta que possibilita adequar produtos ou serviços às necessidades do mercado. Com ele, estudamos nossas ofertas e a dos concorrentes para entender se as soluções atendem ao cliente e às suas expectativas.
Ao fazer essa análise compreendemos mais a fundo o que o público está buscando, suas dores e problemas, fazendo um paralelo com o que disponibilizamos. Entendemos se o nosso negócio está alinhado com essas exigências, a fim de oferecer um atendimento de maior qualidade.
Como explicamos, é preciso olhar para o mercado e os concorrentes. Então, com o product market fit conhecemos o valor das ofertas da concorrência, o que possibilita desenvolver diferenciais ainda maiores.
Por que esse diferencial é importante para o setor pet?
No Brasil existem mais de 31.600 lojas de varejo do mercado pet. Só por esse número é possível perceber como a concorrência é grande, e isso acontece em toda a cadeia de distribuição, envolvendo:
- alimentos;
- medicamentos;
- cuidados com a saúde;
- cuidados de higiene;
- itens de luxo.
Assim, desenvolver um bom product market fit no segmento pet é essencial para que você conheça as tendências desse mercado e acompanhe os hábitos de consumo do público, atendendo às suas demandas e exigências.
Não podemos esquecer que os tutores de pets valorizam muito a qualidade dos produtos e serviços. Desejam um atendimento de excelência para eles e seus animais; buscam os empreendimentos que oferecem algo a mais, soluções inteligentes e vantajosas.
Portanto, praticando o product market fit olhamos exatamente para aquilo que essas pessoas querem e agregamos valor para nossos serviços. Temos diferenciais competitivos que fazem com que a nossa oferta não seja igual.
Tudo isso atrai, cativa e fideliza o público por causa da experiência diferenciada que ele encontra. Cliente bem tratado sempre volta e também faz uma propaganda positiva do estabelecimento, indicando os serviços.
Como desenvolver um product market fit?
A boa notícia é que a estratégia de product market fit não é difícil de colocar em prática. Veja a seguir como você pode desenvolver o seu e se destacar.
Conheça bem o perfil do seu público
Você sabe qual é o perfil das pessoas que consomem os serviços da sua empresa? Tenha muito bem claras as características desses clientes, seus hábitos, preferências, entre outros aspectos que ajudam a definir aquilo que desejam, para desenvolver o produto ideal.
Identifique oportunidades
Olhe para o mercado nacional e lá fora. Confira novidades, tendências e traga para os seus clientes. Veja o que o corrente ainda não oferece, mesmo que seja um detalhe. Aprimore seus processos e o atendimento, para oferecer uma experiência diferenciada.
Gere valor e diferencial para o produto ou serviço
Mesmo um serviço de banho e tosa pode ter algum diferencial, por exemplo, a utilização de produtos veganos. Isso gera valor para suas ofertas, e a ideia do product market fit é essa: entender o seu cliente para oferecer-lhe o que ele valoriza.
Faça testes
Desenvolva um novo produto com algumas características básicas do que você quer aplicar para essa oferta diferenciada. Divulgue e veja qual será a reação do público, se aquilo vai funcionar na rotina do seu negócio e se terá uma boa aceitação.
Colete feedbacks
Depois de implementar essas mudanças, colete feedbacks com seu público. Confira o que as pessoas acharam desse diferencial, qual foi a experiência que elas tiveram e se existe algo que poderia melhorar.
Sempre considere a opinião do público para que o seu product market fit seja ainda mais estratégico. Afinal, ter um parecer conforme a visão do cliente é essencial para fazer adequações nas estratégias, visando ir além da concorrência para que o seu serviço tenha um alto valor agregado.
Gostou das informações? Então veja mais algumas estratégias para o sucesso do seu negócio conferindo este artigo com cinco dicas para aumentar as vendas.