“Quais as melhores opções de brinquedos interativos para cachorro e gato?” — esta é uma pergunta que muitos tutores já se fizeram, pelo menos, uma vez. Afinal, você quer acertar na escolha, garantindo que o pet aproveite o mimo e o principal: realmente faça uso dele no dia a dia. Pensando nisso, trouxemos um post que trata da importância desse tipo de recurso lúdico para o seu amigo de quatro patas e, de quebra, mostra como escolher o acessório mais adequado para ele. Acompanhe e saiba mais!
Por que dar brinquedos ao seu pet?
Os brinquedos interativos têm diferentes benefícios para a saúde e a qualidade de vida dos cães e dos felinos. Para começar, eles ajudam os animais a gastarem energia, se mantendo entretidos e se divertindo ao longo do dia, evitando, assim, o surgimento de comportamentos ansiosos por não estarem ao lado de algum humano (como lamber repetitivamente as próprias patas e roer os móveis da casa).
Outro ponto importante é que eles ajudam no desenvolvimento dos bichos, contribuindo para melhorar o condicionamento e a resistência física, potencializar os sentidos e aguçar os instintos de caça e proteção. Mas não para por aí, viu? Os brinquedos interativos para cachorro e para gatos são bastante úteis para ajudá-los a socializar com outros pets da mesma espécie ou até mesmo outras espécies de animais.
Os brinquedos também contribuem para que o tutor possa brincar com o pet, passar mais tempo ao lado dele e fortalecer a relação de confiança com ele. Inclusive, esses itens são de grande auxílio para estimular a mente canina, podendo ser utilizados para ensinar comandos e treinar movimentos que vão facilitar o adestramento.
Quais as dicas para escolher brinquedos interativos para cachorro e gato?
Procure por brinquedos que mantenham o pet ativo ao longo do dia e que exercitem não só o estado físico, mas também o mental dele. É o caso de produtos nos quais você pode inserir petiscos (como tirinhas de carne e frango) e o animal precisa descobrir formas de retirá-los para consumi-los. Além disso, há muitos recursos que promovem enriquecimento ambiental, como tapetes e labirintos que têm compartimentos com materiais de texturas e cheiros diversos para atiçar a curiosidade e a experimentação dos bichinhos.
Como escolher os brinquedos mais adequados para diferentes raças e personalidades caninas/felinas?
Para escolher os brinquedos interativos para cachorro e gato, considere o porte do animal para adequar o tamanho do item ao do pet, evitando, assim, que ele tenha dificuldade de manusear e carregar o brinquedo pela residência. Além disso, há outros pontos aos quais você deve se atentar. Abaixo, explicamos quais são eles e damos sugestões de produtos. Veja!
Analise a faixa etária do animal (se é filhote, adulto ou idoso).
Os mais novos tendem a se interessar por aqueles que emitem barulhos e que podem ser mordidos com frequência. Por exemplo:
- mordedores; e
- bonecos com apitos sonoros.
Já os mais velhos se adaptam com mais facilidade àqueles em que a interatividade envolve a participação do tutor. Exemplos de brinquedos:
- puxadores;
- discos de lançamento.
Observe os hábitos de diversão que o animal apresenta
Afinal, isso diz muito das preferências e da personalidade canina/felina do pet. Por exemplo, há muitos cães e gatos que gostam de correr e pegar coisas que estão em movimento, justamente porque a atividade envolve múltiplos estímulos instintivos de caça. Em casos assim, eles vão adorar brinquedos como:
- varinhas com penas ou cordinhas;
- labirintos para bolinhas;
- lançadores automáticos de bolas; e
- brinquedos rolantes (que você pode comandar por controle remoto).
Os gatos também costumam gostar muito de:
- túneis interativos; e
- arranhadores interativos.
Viu só como os brinquedos interativos para cachorro e gato são úteis para divertir, melhorar o desenvolvimento físico e mental e, inclusive, contribuir para adestrar o seu amigo de quatro patas? Portanto, adquira diferentes itens e diversifique a rotina do seu pet com brincadeiras e mais tempo de qualidade ao seu lado!Aproveite e complemente a sua leitura com um artigo especial sobre como fazer passeios com cães da forma certa!