A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” se encaixa muito bem no mundo dos negócios. Se a sua distribuidora não tem a marca divulgada ou não se faz presente na vida dos proprietários de pet shop, o seu concorrente, que se preocupa com as ações de marketing, o fará.
Como resultado, na maioria das vezes, a empresa que não se preocupa em ações promocionais acaba perdendo clientes e tendo dificuldade em se manter no mercado. É por isso que você precisa divulgar o seu trabalho e o que tem para oferecer ao cliente direto, para que ele saiba da sua existência e facilidades que a sua empresa está pronta para oferecer.
Como as ações de marketing podem ajudar?
Ao divulgar a sua empresa você faz com que outros lojistas conheçam a sua distribuidora de produtos para uso em animais. Isso ajuda a ampliar a sua clientela e aumentar o volume de vendas.
Além disso, reforça a sua marca perante aos que já são clientes e mostra-lhes as suas novidades, fazendo com que se interessem em realizar novas compras.
As ações de marketing podem ser usadas também em situações pontuais, como quando há o acúmulo de determinado produto em estoque, que precisa ser escoado, ou até para se fazer presente quando um concorrente lança uma ação promocional.
Qual o primeiro passo a ser dado?
A primeira coisa a ser feita é definir o seu objetivo. Qual será a finalidade das suas ações de marketing? Divulgar a sua marca? Melhorar o relacionamento com clientes atuais? Aumentar as vendas de um produto que está parado na distribuidora? Nesta etapa, é importante definir também qual será o público-alvo a ser alcançado.
Feito isso, é necessário estabelecer a ação a ser realizada e fazer um orçamento, para ver qual será o valor de que a sua empresa precisará dispor e se é possível gastar o estimado na ação promocional.
Apenas depois que tudo isso for feito e planejado é que chega a hora de começar a preparar a ação promocional. Veja algumas formas de divulgar a sua distribuidora.
Dicas de ações promocionais que você pode fazer em sua distribuidora
No geral, uma distribuidora de produtos para uso animal tem como principais clientes os pet shops ou as chamadas, em algumas regiões, de casa de ração. Por isso, quase sempre eles serão os principais atingidos em suas ações de marketing.
Claro que para escolher a melhor estratégia de divulgação você terá que avaliar a sua clientela, ver o que ela deseja e compreender como poderia melhorar a sua relação com as empresas clientes. Confira algumas dicas e veja qual mais se adéqua à sua realidade.
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Invista na comunicação visual em suas ações de marketing
Com alguma verba disponível para comunicação, invista em uma agência de comunicação que irá produzir o material necessário como: marketing digital, folhetos informando condições de pagamento e de entrega, catálogo de produtos e até mesmo a distribuição de calendários com o nome e contato da sua empresa são estratégias antigas, mas que ainda surtem efeito, desde que o material chegue ao lojista.
Para que essa distribuição possa ser feita, é importante contar com o trabalho do representante comercial, que deve ser instruído quanto à importância da divulgação.
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Dê um bom desconto
Se as suas ações de marketing forem para aumentar a venda de um determinado produto, um desconto atrativo é o mais adequado a ser feito. Veja quanto você pode diminuir no valor e estabeleça um prazo para que as lojas comprem com o desconto.
Como é apenas um produto e você precisa vendê-lo, a dica é não economizar na porcentagem de desconto. Lembre-se que isso além de ajudar a mercadoria a rodar, irá liberar espaço no seu estoque e ainda ajudará a sua equipe a fechar novas vendas e conquistar novos clientes, ou seja, o lucro financeiro diminui, mas é compensado pelo retorno comercial obtido.
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Seja uma distribuidora parceira
A maioria das lojas gosta de realizar parcerias e eventos para atrair clientes para o seu estabelecimento. Já a distribuidora quer que o comprador final conheça os produtos que ela entrega, para que os procure no pet shop e, consequentemente, faça o lojista realizar pedidos, correto?
Faça parcerias para realizar eventos nas lojas. Disponibilize uma equipe, leve amostras grátis dos produtos para oferecer aos clientes e um banner com o nome da distribuidora. Isso ajudará tanto a aumentar as vendas dos produtos entregues por sua empresa, quanto atrair outros estabelecimentos comerciais que tenham interesse em fechar parceria.
Gostou das dicas? Navegue em nosso blog e confira mais informações importantes que ajudarão no sucesso da sua distribuidora.