Nossos amigos de quatro patas têm inúmeros meios de se comunicar conosco, seja demonstrando alegria, surpresa, tristeza, seja até mesmo dando sinais de que não está se sentindo bem. Entender a linguagem corporal dos cães é um bom meio de conferir a saúde do seu companheiro, afinal é pelo comportamento deles que conseguimos identificar quando algo não está bem.
Se você tem um cachorro, mas não sabe identificar a linguagem corporal dele, este artigo foi feito para você. Exploraremos os principais sinais dos cães e o que esses indícios significam. Assim, você ficará ainda mais próximo do seu pet a fim de intervir quando for necessário.
Continue conosco nessa jornada!
Observe o movimento da cauda
Muitas pessoas já sabem que a cauda abanando é um sinal de que o cachorro está feliz ou animado com alguma situação. É comum ver o animal fazendo isso ao se encontrar com o dono, ouvir o som da coleira de passeio, do pote de ração ou ao receber algum petisco.
Contudo, existem outros sinais demonstrados pela cauda que também são importantes. Se ela está abaixada ou entre as pernas, isso pode significar medo ou submissão. Por outro lado, quando ela está alta e rígida, o cachorro provavelmente está em um sinal de alerta, detectando uma presa ou possível ameaça.
Fique atento às expressões
Assim como os nossos olhos dizem muito sobre nosso comportamento e sentimento, a linguagem corporal dos cães também pode ser interpretada por meio da face. Veja os sinais mais comuns:
- olhos arregalados: atenção, interesse ou excitação;
- olhos semicerrados: relaxamento, satisfação ou submissão;
- mostrando os dentes: pode ser um sinal de alerta, dominância ou medo;
- orelhas para a frente: atenção, interesse ou alerta;
- orelhas para trás: medo, ansiedade ou submissão.
Olhe bem a posição do corpo
Quem tem um cãozinho sabe que todo tutor adora vê-lo deitado, de barriga para cima e brincando. Essa linguagem corporal indica confiança e submissão, dando sinais de que o cachorro se sente seguro ao seu lado.
Além disso, quando o cão está alegre, saudável e relaxado, ele mantém o corpo solto, com as pernas alongadas e a cauda abanando. Entretanto, se ele estiver deitado, encolhido, geralmente formando um semicírculo e com olhar baixo, provavelmente ele está com medo, insegurança ou dor — sinais de que uma visita ao veterinário pode ser necessária.
Conheça o seu cachorro
Cada cachorro é único e pode ter variações nessas expressões conforme o ambiente, suas necessidades e a criação que teve. Sendo assim, é muito importante que você observe de perto as reações de seu cachorro em cada uma das situações que ele vivencia no dia a dia. Inclusive o adestramento positivo é uma ferramenta que pode ajudar a entender melhor esses cenários.
Como são animais complexos e carinhosos, nem sempre um sinal ou outro garante que ele esteja com raiva ou medo, por exemplo. De qualquer forma, se ele estiver mostrando os dentes, com os pelos arrepiados e rosnando, é recomendado dar espaço para o cão se sentir confortável e evitar acidentes.
Gostou de conhecer a linguagem corporal dos cães? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que outros tutores entendam melhor o comportamento dos seus companheiros!