Duas estratégias muito importantes para o dia a dia nas distribuidoras de produtos para pets são o cross selling e o up selling. Elas são fundamentais para aumentar o ticket médio e potencializar as vendas em seu negócio.
E apesar de semelhantes, elas não são a mesma estratégia, sabia? Por isso é importante saber como funciona cada uma delas e identificar o momento certo de aplicar uma ou outra em seu negócio. Tem dúvidas sobre o assunto? Então relaxe! Separamos as principais questões que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!
O que é cross selling?
O cross selling é uma estratégia que também é chamada, em português, de “venda cruzada”. Neste caso, estamos querendo complementar a compra do cliente com outros produtos que podem acrescentar à sua experiência.
Por exemplo, em uma distribuidora de produtos para pets, o cross selling pode ser feito incentivando o cliente para comprar um antiparasitário e um produto antipulgas. Ambos são produtos que os tutores costumam utilizar em seu dia a dia e que costumam comprar ao longo do ano. Então, que tal fazer uma promoção na qual, ao comprar os dois juntos, a pessoa possa ter algum benefício (frete grátis, desconto na compra, entre outros).
O que é up selling?
O up selling é outra estratégia importante para potencializar as vendas, mas com o objetivo de que a pessoa aumente o valor que vai adquirir sobre um tipo específico de item, aumentando o valor médio de compra.
Por exemplo, dentro desse setor, se o cliente está querendo adquirir um pacote de ração de 1kg para seu gato, pode ser interessante demonstrar que comprar um pacote maior (como 10kg) é mais vantajoso e, assim, fazer com que ela tenha um ticket médio maior nesta compra.
Quais as diferenças entre cross selling e up selling?
Na prática, na primeira, temos o incentivo para que o cliente compre mais itens de natureza diferente para os pets.
Já no up selling, queremos que o cliente adquira uma versão maior ou mais avançada de um mesmo item, aumentando a compra de um item específico. Lembre-se, que ambas podem ser trabalhadas de forma simultânea, ok?
Quais as melhores estratégias para aplicá-los?
E para implementar essas duas estratégias, separamos as melhores dicas para sua adoção. Vejamos mais a seguir.
- Conheça os padrões de compra dos seus clientes;
- Analise quais são os produtos que são comprados geralmente juntos, para que possa criar estratégias atrativas para potencializar as chances de compra dos itens;
- Analise quais são os benefícios que podem ser implementados para conseguir incentivar as estratégias;
- Utilize canais de comunicação para incentivar este tipo de estratégia, como o WhatsApp;
- Analise os resultados de estratégias de cross selling e up selling que foram realizadas antes;
- Sempre tenha dados atualizados do histórico de compras;
- Atente-se para não ferir a margem de lucro estimada com as promoções e descontos.
O cross selling e up selling podem ajudar a trazer melhores resultados para sua distribuidora. Por isso, não deixe de analisar as melhores formas de trazê-lo para seu dia a dia e, assim, incentivar seus clientes a comprarem mais em sua loja.
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