A procura por produtos para animais de estimação tem tido um crescimento substancial e consistente nos últimos anos. Com isso, é fácil pensar que as distribuidoras não têm tido muito trabalho em prospectar clientes, mas na verdade não é bem assim. O mercado é muito competitivo e você precisa se destacar para ter sucesso.
Para conseguir vender mais e, acima de tudo, manter os clientes que você já tem, é preciso ir além do básico e se manter alerta. Neste artigo, vamos dar algumas dicas simples mas que podem fazer uma grande diferença na sua carteira de clientes. Então, continue a leitura e aumente suas vendas!
Conheça os clientes
A primeira e mais importante atitude que você precisa ter é criar uma conexão com os clientes que já tem e aqueles em potencial. É preciso que você tenha um profundo conhecimento sobre o mercado de produtos para animais de estimação, as características de cada um dos nichos e os principais tipos de clientes.
Se você conhecer muito bem um cliente seu, já conseguirá tirar da sua relação com ele lições valiosas que poderão ser ou não aplicadas nas suas relações em outros casos semelhantes. Isso pode te dar uma vantagem competitiva importante. Além disso, você conseguirá identificar mais oportunidades de negócio, sabendo o que agrada seus clientes.
Fique atento as novidades
Oferecer novos produtos, produtos específicos e exclusivos é uma grande forma de conquistar a preferência e o interesse de clientes novos e atuais. Você precisa estar atento ao que acontece no mercado tanto em termos de tendência de compra dos clientes quanto de novos produtos sendo lançados pelas principais marcas do segmento.
Um exemplo são os produtos orgânicos para animais de estimação. Algumas pessoas levam muito a sério a alimentação dos seus pets, seja por convicções pessoais ou por necessidades específicas dos seus bichinhos. Com isso, oferecendo produtos diferentes, você conseguirá atender outros clientes e aumentará sua possibilidade de vendas.
Conte com a tecnologia
Outra dica super importante é contar com a tecnologia. E isso pode ser feito não apenas para oferecer conveniência para os seus clientes mas, também, para identificar oportunidades de vendas. A tecnologia está em alta em todos os segmentos e você precisa conhecer as ferramentas que ela disponibiliza para sair na frente.
Além disso, ela te permite, por exemplo, criar uma landing page para captar leads, manter contato frequente com os seus clientes por meio das redes sociais e ainda conseguir dados e informações para fundamentar a sua estratégia de vendas. Então, não desperdice a oportunidade e utilize todos os meios à sua disposição para se destacar.
Outro ponto fundamental é vender alimentos de qualidade, que supram necessidades e preferências dos clientes. Contudo, é mais importante que você faça isso de maneira humana, criando vínculos consistentes com as pessoas com quem negocia. Então, não permita que suas relações fiquem automatizadas demais. Se esforce para criar vínculos genuínos com as pessoas que compram de você.
A prospecção de clientes é apenas a primeira parte em uma longa cadeia de ações que vão garantir o seu sucesso em uma distribuidora de produtos para animais de estimação. Conte com os produtos de uma empresa confiável para manter uma relação longa e próspera com os seus clientes, mantendo-os satisfeitos e oferecendo produtos de ponta!