Ir para o conteúdo
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
mulher analisando dados no celular

Compartilhe

Como organizar as finanças da sua empresa em tempos de crise?

O setor pet é um dos conseguem atravessar crises econômicas com maior facilidade, visto que a forte relação entre tutores e animais de estimação mantém o mercado ativo. Porém, mesmo esses empreendedores sentiram o impacto da pandemia de coronavírus em seus negócios.

Todo momento de instabilidade requer precaução e um planejamento minucioso dos processos gerenciais da empresa. E o cerne desses processos é a gestão financeira, que possibilita ao administrador enxergar a real situação do negócio para que não adquira dívidas, honre seus compromissos e mantenha a atividade sem que as contas saiam do controle.

Afinal, como organizar as finanças em tempos de crise? Separamos algumas dicas para você. Continue conosco e faça uma boa leitura!

Planeje-se para uma queda nas vendas

O momento é de incertezas. Não se sabe por quanto tempo a crise sanitária vai se estender, mesmo que o comércio volte à normalidade aos poucos. Nesse cenário, é difícil fazer projeções de vendas, o que pode afetar o fluxo de caixa seriamente.

Assim, é importante calcular o impacto que a crise pode dar à empresa, estimando uma queda de 30% a 50% na receita dos próximos 2 ou 3 meses. Isso permite que o gestor organize os demais processos da empresa.

Reveja o controle do fluxo de caixa

Os custos fixos, como aluguel, manutenções e folha de pagamento, são os que mais pesam para os empresários em momentos de redução nas vendas. Os custos variáveis, por sua vez, que dependem e variam conforme as vendas, serão menores.

É crucial que, durante uma crise econômica, o gestor reveja e separe muito bem essas despesas. Só assim é possível saber a quantia necessária para manter o negócio diante da perda de receita.

Identifique gastos que podem ser cortados

Com os custos todos levantados, agora é a hora de rever os gastos que podem ser cortados. Avalie o seu estoque, tente reduzir a conta de energia, negocie o valor do aluguel, dê férias para funcionários, otimize os seus processos e desestimule qualquer um que leve a desperdícios.

Também pode ser uma boa rever os seus fornecedores, caso os acordos não estejam sendo vantajosos para você.

Renegocie dívidas com fornecedores e parceiros

A pandemia não deixou ninguém de fora, afetando as empresas de todos os pontos da cadeia produtiva. Por isso, essa é a hora de renegociar as dívidas e os contratos com os fornecedores e parceiros para que todos saiam menos afetados da pandemia.

Renegociar e reduzir o valor do aluguel, por exemplo, é mais vantajoso para o dono do imóvel do que ficar sem inquilino nenhum. Essa situação também pode ser oportuna para encontrar novos parceiros, que tenham condições mais atrativas para o seu negócio.

Procure por oportunidades

A crise é uma oportunidade para crescer, como todos sabem. Nesse caso de mudanças significativas no comportamento do consumidor e de restrições ao contato social, inovar é a palavra de ordem.

Entrar para o e-commerce, por exemplo, tem sido a salvação de muitas empresas, já que o setor cresceu vertiginosamente nos últimos meses. Porém, a crise sanitária apenas antecipou uma forte tendência, que é o consumo online.

Você sempre pode oferecer serviços de valor aos seus clientes, inovando no seu mix de produtos e serviços de pet shop, claro, mas organize-se para marcar presença na internet e vender em uma loja própria ou em marketplaces. Essa pode ser a salvação para manter a receita e dar continuidade ao negócio.

Como você sabe, a pandemia de Covid-19 tem afetado o comércio de forma bastante drástica. Visto que não é possível prever até quando ficaremos nessa situação, organizar as finanças da empresa é fundamental para atravessar a crise. Tenha essas dicas em mente e otimize a sua gestão.

Aliás, se você quer dicas mais aprofundadas sobre o assunto, baixe o nosso e-book gratuito e veja como driblar a crise do coronavírus!

AnteriorAnteriorVale a pena vender produtos de pet shop na clínica veterinária?
PróximoComo escolher uma boa distribuidora de ração para cães e gatos?Próximo
Confira mais

A importância da hidratação para a saúde do seu pet

14 de maio de 2025

A hidratação é um dos pilares da saúde e do bem-estar dos nossos animais de

Estratégias para ampliar a rede de distribuição de ração e produtos para pets

28 de abril de 2025

O mercado pet não para de crescer no Brasil, e com ele aumentam as oportunidades

Como utilizar feedbacks de clientes para melhorar a oferta e os serviços do seu pet shop

21 de abril de 2025

Em um mercado cada vez mais competitivo, ouvir o que os clientes têm a dizer

Nos siga nas redes sociais =)

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados.