O bom controle de estoque, diversidade de produtos, planejamento financeiro e boa localização são essenciais para que a sua distribuidora de produtos para uso animal tenha sucesso. Porém, de nada adianta tudo isso, se o colaborador não estiver preparado para trabalhar bem. É por isso que investir em treinamento da equipe é tão importante.
Lembre-se de que são as pessoas contratadas que atendem aos clientes, armazenam os produtos, emitem notas, entre outros. Se tudo isso não for bem realizado, o seu negócio certamente será prejudicado. Para que tudo flua perfeitamente, é preciso treinar os trabalhadores.
Conheça os benefícios trazidos pelo treinamento da equipe para a sua distribuidora e invista em seus colaboradores.
1. Treinamento da equipe melhora a comunicação com o cliente
Um estudo feito pela TNS InterScience, que ouviu 1.250 consumidores, mostrou que 51% das pessoas prezam primeiramente pelo atendimento recebido, antes de ver qualquer outro detalhe do local. Dos entrevistados, 39% visualizam primeiro a qualidade ou o preço.
Esses dados mostram como a forma como o cliente é tratado é importante para o consumidor. Por isso, toda a empresa deve zelar pelo bom atendimento e isso só é possível quando o treinamento da equipe é realizado.
É importante lembrar que a boa relação com o cliente deve começar na hora de apresentar a empresa, mas também é necessária no pós-venda. Assim, os colaboradores devem estar preparados para sanar dúvidas por telefone, e-mail ou de forma presencial, sempre que o dono do petshop ou do canil procurar a sua distribuidora. A equipe bem treinada melhora essa interação e ajuda na fidelização do cliente.
2. Mais produtividade
Um colaborador capacitado consegue desempenhar a sua função de forma mais eficiente, ou seja, tem maior produtividade. Com a mão de obra mais eficaz, é possível até diminuir o gasto com horas extras ou com profissionais terceirizados para atender à demanda.
3. Integração entre colaboradores
Palestras, cursos e treinamentos diversos também ajudam a integrar a sua equipe e servem como forma de motivá-los. Uma equipe mais unida trabalha, em grupo, de forma mais produtiva e tem melhor rendimento.
4. Retenção de talentos
Um dos desafios das empresas é manter em sua instituição os profissionais de destaque. Muitas vezes, o colaborador acaba recebendo novas propostas de trabalho e opta por pedir demissão e assumir um novo cargo em outra instituição.
Já pensou se você perde aquelas pessoas de confiança, que sabem tudo o que acontece na sua distribuidora e estão prontas para resolver problemas rapidamente? Isso não seria bom, não é?
É por isso que as empresas mais estabilizadas fazem o possível para manter essas pessoas no trabalho. A remuneração até pode ser um atrativo, mas não é tudo. Boas condições de trabalho e ações que façam com que os trabalhadores se sintam bem e importantes para o funcionamento da sua empresa, ajuda a mantê-los no cargo.
Uma dessas ações é oferecer treinamento da equipe. A equipe se sente acolhida, importante, renovada e tende a gostar de trabalhar em um local que se preocupa em oferecer cursos que sejam importantes para a sua atuação profissional.
5. Sua empresa ainda mais competitiva
Profissionais treinados, que atendem bem e desempenham bem o seu papel, acabam oferecendo um serviço melhor aos clientes da sua distribuidora. Isso é essencial para fidelizar os que já compram da sua empresa e atrair novos clientes.
Graças ao treinamento da equipe a sua distribuidora torna-se mais competitiva no mercado e cresce.
Viu como investir em treinamento da equipe é essencial? Tão importante quanto isso é entender o comportamento do consumidor. Veja dicas.