Cada vez mais você precisa estar atento para manter pontos de contato com seus clientes. Afinal, com o avanço das tecnologias e o aumento da velocidade nas trocas de informações, seus clientes querem ter mais opções, que sejam mais vantajosas e que lhe permitam ter maior poder de escolha.
Por exemplo, se ele está no transporte público, ele quer ter a oportunidade de realizar a compra com a facilidade de um canal mais adequado para dispositivos mobile. Se ele quer comparar mais opções, ter um site ou aplicativo próprio pode ser mais atrativo e permitir destacar-se da concorrência.
Por isso é fundamental que você defina quais são os melhores canais de distribuição para sua distribuidora de produtos pet. Vamos juntos nessa? Boa leitura.
Conheça seu público
Quais são as principais características do seu público? Isso poderá oferecer um bom parâmetro sobre quais são seus padrões de compra. Por exemplo, pessoas mais jovens tendem a preferir fazer as compras diretamente por aplicativos mobile.
Já aqueles mais velhos e, também, quem gosta de tirar dúvidas antes da compra, vão preferir canais em que possam entrar em contato com o responsável. Para isso podem utilizar redes sociais (como Instagram e Facebook ou, ainda, as dedicadas para animais) ou aplicativos de conversação (WhatsApp e Telegram).
Tem, ainda, aqueles que gostam de utilizar aplicativos de delivery, para aproveitarem suas vantagens, como cupons de desconto. Se o seu público tem esse comportamento, a presença em iFood, Rappi, entre outros, pode ser imprescindível.
Conheça o produto que está vendendo
Outro ponto para escolher os melhores canais para sua distribuidora é conhecer as características do produto que está comercializando. Por exemplo, aqueles que têm maior saída (como rações, insumos de higiene para gatos, entre outros) precisam estar mais presentes nos locais em que há maior demanda (como as plataformas de delivery).
Já os que possuem menor demanda podem ficar em locais de vendas mais direcionados, como aplicativo e sites próprios, ou realizar a compra por meio de redes sociais ou aplicativos de conversação.
Priorize segurança dos canais
Lembre-se, também, que muitas transações podem ser feitas diretamente por esses canais e, portanto, é fundamental que você opte por aqueles que tenham uma maior segurança dos dados dos clientes. Afinal, segundo a LGPD, em casos de problemas com vazamentos, a sua distribuidora pode sofrer sanções.
Por isso, pesquise plataformas de e-commerce, sites e redes sociais que tenham protocolos de segurança e protejam dados sensíveis, como o número de cartão de crédito e dados pessoais dos clientes.
Analise quais são os principais canais utilizados no Brasil
Cada vez mais os brasileiros têm utilizado diversos canais para realizar suas compras, de acordo com o que for mais cômodo e fácil para cada um. Por isso, é fundamental que você saiba quais são os principais utilizados no país. São eles:
- WhatsApp;
- Facebook;
- Instagram;
- Aplicativos de delivery (iFood, Rappi, Cornershop, entre outros);
- Sites (plataforma de e-commerce), entre outros.
Escolher os melhores canais de distribuição é fundamental para que você possa garantir o sucesso da sua distribuidora de produtos pet. E, claro, ter também os melhores fornecedores ao seu lado. Para isso, conte com a Matsuda Pet.
O WhatsApp, por exemplo, é um dos canais mais utilizados no Brasil. Isso ocorre, justamente, porque muitas operadoras trabalham com o zero rating (fornecendo o uso do WhatsApp sem consumir o pacote de dados). Por isso, é fundamental que sua estratégia se utilize desse canal.
Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas.