Quem é “gateiro” de plantão sabe que o ato de ir ao “banheiro” representa um verdadeiro ritual para nossos gatos: eles vão até a caixa, cheiram a areia, escolhem o melhor local, cavam bem fundo, fazem as necessidades e “escondem” os dejetos. Por isso, a escolha da melhor areia para gato é fundamental!
O que ocorre, porém, é que muitas são as opções de areia para gato no mercado, o que pode gerar muitas dúvidas entre tutores.
Se essa é também a sua dúvida, veja este post. Nele você saberá quais são os tipos de areia disponíveis no mercado, além de dicas para escolher a melhor areia para gato que atenda às necessidades do seu bichano.
Vários são os tipos de areia para gato
Diversos são os tipos de areia para gato, estes tipos servem para a mesma necessidade mas têm suas vantagens específicas. Os tipos mais comuns são:
Areia sílica
Este tipo é bastante recomendado por especialistas. A areia sílica apresenta alto poder de absorção, ajudando a neutralizar odores. Sua vantagem principal é a necessidade de trocas menos frequentes.
Além disso, alguns modelos dessa areia para gato mudam sua cor quando a areia fica suja, facilitando a definição do momento de troca. Essa areia é muito indicada para locais com pouca ventilação ou para animais que ficam muito tempo sozinhos, é caso dos gatos de apartamento.
Granulado higiênico
Este tipo é o mais desconhecido entre tutores, mas é uma ótima opção de areia para gatos, sendo semelhante ao substrato higiênico utilizado por hamsters e outros roedores.
Geralmente, o granulado higiênico é feito de um material natural e biodegradável, como madeira de reflorestamento ou cereais, possibilitando seu descarte no vaso sanitário sem maiores problemas.
Areia biodegradável para gatos
A areia biodegradável é considerada uma excelente opção, principalmente por ser bem aceita pelos bichanos, além de ajudar o meio ambiente! Há modelos em diferentes tamanhos e granulações.
Esse tipo de areia para gato é composto essencialmente por milho ou mandioca, que auxiliam na absorção dos dejetos, além de inibirem odores.
Areia higiênica comum
Sem dúvidas, esse é o tipo de areia mais tradicional, sendo muito encontrado em lojas agropecuárias e petshops. Seus ingredientes são bastante variados, que na maioria das vezes não são biodegradáveis.
Apesar de ser muito usada, essa areia para gato não é tão eficaz para inibir odores, nem para absorver dejetos, não possuindo um bom custo-benefício, mesmo sendo mais barata. Mas, dependendo do perfil do tutor, a areia higiênica comum pode ser uma boa opção.
Devido à baixa eficiência, é preciso realizar a troca dessa areia com frequência muito maior.
Qual a melhor areia? Seu gato que vai “escolher”!
Todos nós sabemos que gatos são bastante criteriosos e, caso não gostem de um tipo de areia, encontrarão uma maneira de mostrar esse descontentamento! Isso mostra que será o próprio gato que deverá fazer a melhor escolha da areia. Será por meio de tentativas que nós descobriremos.
Mas há algumas dicas que o tutor precisa estar atento:
- Evite usar areia perfumada;
- Evite areia que levante poeira em excesso;
- Gatos preferem areias com grão fino, provavelmente devido ao seu toque mais suave.
Por fim, lembre-se de que a hora de ir ao banheiro é um momento “sagrado” para a higiene e saúde de seu pet. Por isso, respeite as escolhas de seu amigo, seja qual for!