Os felinos são seres adoráveis e cheios de personalidade. Além disso, têm uma fisiologia muito interessante e com várias particularidades que são vistas em pouquíssimas espécies. Uma das estruturas que fazem com que eles sejam tão especiais são os bigodes de gato.
O bigode de gato é uma ferramenta poderosa para os bichanos, sejam eles os domésticos ou os selvagens, visto que tem várias funções e ajuda muito na sobrevivência desses animais.
Mas, afinal, quais são essas funções? Continue a leitura para conhecer 8 curiosidades imperdíveis sobre os bigodes dos gatos e ficar mais antenado sobre o funcionamento do corpo do seu grande amigo de quatro patas!
1. Ele tem várias funções
Apesar de pequenos, os bigodes são estruturas bem poderosas e cheias de funções. Alguns exemplos são:
- ajudar no equilíbrio do gato;
- fornecer informações sobre onde eles encontrarão objetos, paredes e obstáculos variados;
- ajudar no cálculo de pulos e na avaliação de espaços;
- perceber a temperatura do ambiente e muito mais.
Ou seja: eles são verdadeiros sensores para os bichanos!
2. Trazem informações sobre a linguagem corporal dos bichanos
Além disso, os bigodes podem nos ajudar a entender o que se passa na mente dos nossos gatinhos.
Quando eles estão virados para frente e “abertos”, são um sinal de que o gato está atento e, possivelmente, caçando ou brincando. Se estiverem “relaxados”, significa que o pet também está tranquilo.
Se você vir bigodes colados no rosto do gatinho, no entanto, fique ligado: isso é um sinal claro de medo e que, em alguns casos, pode se transformar em agressividade por defesa.
3. Têm uma quantidade de pelos variável
Assim como pessoas diferentes têm quantidades de cabelo diferentes, os bichanos podem ter mais ou menos bigodes de acordo com a sua genética. Normalmente, no entanto, são 12 de cada lado.
Há até mesmo os gatos que nascem completamente sem bigodes, como é o caso da raça Sphynx. Nesse caso, eles precisaram adaptar outras estruturas para lidar com o equilíbrio e a localização.
4. São bem sensíveis
O bigode de gato é uma estrutura super sensível e muito conectada com terminações nervosas. Por isso, evite mexer nessa área.
Ainda que alguns bichanos possam até parecer gostar desse carinho, o melhor é tocar o mínimo possível nos bigodinhos para evitar qualquer tipo de desconforto.
5. Eles caem naturalmente
Os bigodes nada mais são do que pelos, certo? Por isso, eles também têm um “ciclo de vida”, assim como todos os outros fios do nosso corpo.
Por isso, não estranhe caso você encontre um bigode ou outro no chão ou em sua cama. Só fique alerta caso vários deles apareçam em um curto período.
6. Não devem ser cortados
Com isso tudo, é fácil perceber que essas são estruturas super importantes, não é mesmo? Então nada de mexer ali!
Sob hipótese alguma corte o bigode do gato, mesmo que eles cresçam depois. Caso isso aconteça sem querer, tudo bem. Mas nunca de propósito, ok?
Gostou de saber mais sobre o bigode de gato? São informações bem interessantes, não é mesmo? Compreender esses pequenos detalhes é fundamental para que possamos entender cada vez mais os nossos amigos felinos e, assim, oferecer a eles o que eles merecem.
Aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos e mostrar a eles a importância de cuidar dos bigodes do gato!