Ter bom relacionamento com o público é um dos principais fatores para garantir um bom desenvolvimento do negócio. Dentro desse contexto, saber como recuperar clientes inativos é um passo importante para que a sua distribuidora pet continue em crescimento.
No entanto, apesar de ser uma tarefa necessária, traçar estratégias de recuperação do público inativo nem sempre é fácil. Afinal, são diversos motivos que podem fazer um cliente abandonar a distribuidora ou encontrar outra preferência.
É por esse motivo que quanto melhor for o seu planejamento, maiores também são as chances de conquistar seu público de volta. A seguir, confira 4 soluções importantes para definir a melhor estratégia para recuperar clientes inativos em uma distribuidora pet!
1. Saiba o que é um cliente inativo
Desde o início, é importante ter em mente que um cliente inativo pode variar de negócio para negócio. Estabelecimentos que lidam com produtos de curta duração podem definir um parâmetro para considerar que perdeu um cliente, enquanto aqueles que trabalham com itens de maior tempo de vida precisam estabelecer outras métricas.
Desse modo, leve em consideração a vida útil dos produtos que você comercializa. A partir disso, defina uma frequência média de retorno dos clientes à sua distribuidora, com base nos dados que você tem do próprio público.
Com essas informações, é possível definir que um cliente inativo é aquele que ultrapassou a média de retorno mais um tempo de demora, baseando-se na vida útil dos produtos e no comportamento do público-alvo.
2. Desenvolva um plano de ação para a recuperação
Identificou qual é o número de clientes que estão sem contato com o seu negócio há muito tempo? O próximo passo é desenvolver um planejamento estratégico para atraí-los novamente.
Nesse caso, é importante notar que as práticas de marketing voltadas para a atração dos clientes conquistados anteriormente não são as mesmas de um público novo. Afinal, essas pessoas já conhecem os seus produtos e serviços.
Dessa maneira, um plano de ação eficiente é capaz de ressaltar os diferenciais do seu negócio e torná-los atraentes para os clientes inativos. Ou seja, é preciso convencer essas pessoas de que você tem aquilo que elas procuram.
3. Ofereça algo especial
Além de mostrar os diferenciais da sua distribuidora, é importante apresentar os benefícios que um cliente vai ter ao contar com o seu negócio. Contudo, dessa vez, do ponto de vista financeiro.
Para isso, você pode oferecer descontos, brindes, serviços especiais ou atendimentos exclusivos, com horário marcado e pontualidade, para os clientes que estão inativos. Essas estratégias são úteis para mostrar a vantagem que terão ao fechar negócio novamente com você.
A partir desse mecanismo de atração, é possível trabalhar na retenção para que retornem em pouco tempo. Consequentemente, você tem em mãos a possibilidade de criar iniciativas interessantes para aumentar o ticket médio e melhorar as estratégias de vendas.
4. Proponha negociações diferentes
Não sabe o que fazer para reter os clientes inativos após a atração? As negociações têm o potencial para cumprir esse papel. Dentre as diversas propostas que você pode fazer, um programa de fidelidade é uma das mais interessantes.
Com ele, é possível estimular um cliente a retornar ao estabelecimento com frequência para ganhar recompensas. Além disso, o seu negócio ganha no aumento da previsibilidade de vendas e no fortalecimento do vínculo com o público.
Como você percebeu, saber como recuperar clientes inativos não é uma tarefa simples. Afinal, envolve diversos fatores que precisam ser levados em consideração, de negócio para negócio. No entanto, trabalhar em torno da retenção do público é um passo importante para que a sua distribuidora tenha um crescimento sustentável. Portanto, vale a pena apostar nessas dicas.
Quer saber mais sobre como converter o público em clientes fidelizados? Então, continue no blog para entender melhor o que é a Curva ABC e como esse recurso pode ajudar a aumentar a retenção!