É possível ter pets em uma casa ou apartamento com dimensões menores. Mas para garantir que o animal tenha conforto e a convivência seja tranquila, é preciso escolher dentre as melhores raças de cachorro para apartamento.
Existem algumas que se adaptam bem a espaços menores. O ideal é dar preferência para elas e conhecer seu comportamento para ter certeza de que combina com sua personalidade e estilo de vida.
Listamos algumas raças e suas características, para que você possa tomar uma boa decisão na hora de escolher o seu pet. Confira!
Opções de raças de cachorro para apartamento
Quem mora em apartamento ou casa pequena não precisa ter só cachorros de porte pequeno. Mesmo raças médias ou grandes vivem com conforto assim porque à medida que crescem passam a ser menos agitados, mais silenciosos e melhor adaptados.
Os grandões podem ser mais tranquilos do que os pequenininhos, que costumam fazer bastante barulho e ser elétricos. O importante é conhecer as raças de cachorro para apartamento e suas características para escolher bem. Veja a seguir algumas opções.
1. Chihuahua
- porte micro;
- cerca de 13 cm.
Precisa ser tratado com autoridade e liderança para que não acabe mandando na casa. Apesar de cheio de personalidade, é um cãozinho muito animado, apegado ao dono e que pode ser ciumento.
2. Pinscher
- porte micro ou pequeno;
- cerca de 15 a 30 cm.
Territorialista, protetor e sempre alerta, por isso, é tido como agressivo. É leal e companheiro, agitado, com temperamento forte e late bastante. Tem uma boa saúde, geralmente só apresenta doenças na velhice: na visão e nas articulações.
3. Yorkshire
- porte pequeno;
- cerca de 20 cm.
Gosta de brincar, é companheiro e inteligente, mas tende a latir. É uma boa alternativa para quem tem alergia porque a pelagem se parece com cabelo humano. Os pelos crescem de forma constante e precisam de cuidados.
4. Pug
- porte pequeno;
- cerca de 30 cm.
Muito carinhoso, sociável e silencioso, é ideal para crianças. Está entre as melhores raças de cachorro para apartamento. Porém é muito dependente, solta bastante pelo e precisa de cuidados com a saúde, em especial olhos e respiração.
5. Cocker Spaniel
- porte pequeno;
- cerca de 40 cm.
Muito apegado aos donos, gentil e legal. Convive bem com crianças, pessoas mais velhas e outros animais de estimação. Precisa de atenção com o pelo e pode ter doenças oculares, como catarata.
6. Shar-pei
- porte médio;
- cerca de 50 cm.
Costuma ser dócil e se adapta bem em apartamento. É muito protetor e pode não gostar de estranhos. Não costuma latir muito. Precisa de atenção com as dobras da pele, sendo importante usar xampus especiais.
7. Boxer
- porte grande;
- cerca de 60 cm.
Carinhosos, brincalhões e inteligentes, se dão bem com todos da família. Ótimos cães de companhia, dóceis e tolerantes. Vivem bem em apartamento por causa da pelagem curta, inapropriada para áreas externas. Gostam de ficar limpos.
8. Golden Retriever
- porte grande;
- cerca de 60 cm.
Está entre as raças de cachorro para apartamento por ser companheiro, paciente e com personalidade estável. São cachorros ativos que precisam de passeios. Aprendem com facilidade, são adestráveis e bons em esportes.
9. SRD (sem raça definida)
Eles não poderiam ficar de fora da lista de raças de cachorro para apartamento. Os queridos vira-latas são animais muito adaptáveis e resistentes. Seu tamanho é variado porque depende da mistura de raças, e podem fazer mais ou menos barulho. São leais e amigos.
Como garantir uma convivência tranquila?
Não importa qual raça você vai escolher. É preciso adotar boas práticas para que a convivência seja tranquila. Veja algumas dicas!
- invista em adestramento para ensinar a fazer necessidades no lugar certo;
- reserve um espaço para o cachorro;
- coloque limites sobre o que pode ou não fazer;
- adote uma rotina de passeios;
- cuide da higiene e saúde do cachorro;
- mantenha o ambiente sempre limpo;
- castre para deixar o animal mais tranquilo;
- dê carinho e atenção.
É possível ter um pet morando em espaço pequeno. Você só precisa estudar bem as raças de cachorro para apartamento e selecionar aquela que se adapta melhor ao espaço. Adote todas as medidas para garantir o conforto e a qualidade de vida do animal, inclusive oferecendo a alimentação correta para ele.
Gostou de conhecer essas raças? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam escolher seu pet de uma forma consciente!