O perfil de consumo do brasileiro vem mudando bastante nos últimos anos, contudo, com a pandemia de covid-19, a prática de realizar compras online aumentou ainda mais.
Isso não significa que as lojas físicas estejam com os dias contados, mas que elas devem atualizar a sua atividade comercial.
Nesse sentido, novas práticas precisam entrar em jogo, então, além de contar com um bom mix de produtos e com um atendimento diferenciado, é importante saber vender pelo WhatsApp.
Continue a leitura para aprender como iniciar essa prática na sua distribuidora pet, pois trazemos 3 boas estratégias que vão ajudá-lo bastante.
1. Use o WhatsApp Business
Essa primeira dica pode parecer óbvia, mas não custa lembrar. Afinal, a maioria das pessoas está acostumada a usar a versão pessoal do app e acredita que ela já seja suficiente também para atender às necessidades do seu negócio.
No entanto, a versão empresarial do popular aplicativo de mensagens instantâneas conta com funcionalidades importantes, permitindo, por exemplo, que o telefone fixo seja registrado na conta e que mensagens automáticas sejam enviadas em resposta ao cliente.
Ele ainda fornece métricas de extrema importância para qualquer negócio, como as taxas de recebimento e de abertura (ou leitura) e a visualização de status, que ajudam a mensurar o sucesso das campanhas.
2. Aposte nas ferramentas do app
Além de ferramentas que facilitam o atendimento, existem outras que podem transformar o bate-papo em uma verdadeira loja online. A função “catálogo”, por exemplo, possibilita que sua distribuidora apresente os produtos disponíveis com o preço de cada um.
Isso dinamiza o atendimento e ainda pode levar seus clientes a comprarem mais, pois, tal como em uma vitrine, eles verão outros produtos e, por curiosidade ou necessidade, acabam encomendando mais do que era desejado inicialmente. Outro ponto positivo dessa ferramenta é que o catálogo é compartilhável, o que facilita a promoção da sua marca pelos clientes fiéis.
3. Abuse da criatividade
Os usuários de WhatsApp costumam usar o aplicativo tendo em mente uma interação rápida e até mais descontraída. Então, aproveite essa característica do próprio meio para pensar em abordagens com vídeos rápidos, memes e até figurinhas que tenham a ver com sua atividade comercial.
E é certo que, pertencendo ao segmento pet, uma distribuidora tem potencial para explorar imagens que fazem muito sucesso online.
Isso possibilita a criação de campanhas rápidas — com vídeos curtos apresentando promoções ou imagens no status, por exemplo, — e que podem engajar seus clientes e ainda gerar compartilhamento de conteúdo.
Agora que você já sabe como começar a vender pelo WhatsApp, não se esqueça de que uma das características mais importantes para uma distribuidora aumentar suas vendas, destacando-se da concorrência, é contar com produtos de qualidade, como alimentos para cães e gatos que atendam aos tutores mais exigentes. Vendedores bem preparados para responder às dúvidas do cliente, antes e depois da compra, também podem fazer a diferença no seu negócio. Lembre-se de que a jornada do cliente não termina com a aquisição do produto: é preciso construir um relacionamento. E, para isso, o WhatsApp certamente será uma ferramenta muito eficaz.
Este artigo foi útil? Então, aproveite esse momento de aprendizado, conhecendo os produtos que não podem faltar em uma distribuidora pet.