Os animais de estimação precisam de diversos cuidados e, dentre eles, o controle de parasitas. Desde filhotinhos, é preciso administrar o vermífugo para cães indicado pelo Médico-Veterinário.
Isso vai ajudar o pet a crescer saudável, forte e evitará problemas de saúde que podem ser causados por vermes. Porém, mesmo que o controle parasitário seja algo comum e conhecido pela maioria dos tutores, ainda há muita dúvida sobre ele.
O que acha de saná-las agora mesmo? Então confira sete mitos e verdades sobre vermífugo para cães.
1. Filhote não deve tomar vermífugo
Mito! Os filhotinhos precisam receber o vermífugo. Na maioria das vezes, o Médico-Veterinário orienta que a primeira dose seja dada quando o peludo tem 30 dias de vida. Contudo, em alguns casos, ele pode prescrever o vermífugo quando o cachorrinho tiver 15 dias de vida apenas.
Tudo isso para controlar os diversos vermes que um peludo pode ter como, por exemplo:
-
Ancylostoma braziliense
-
Ancylostoma caninum
-
Toxocara canis
-
Toxascaris leonina
-
Trichuris vulpis
-
Uncinaria stenocephala, entre outros
2. É preciso repetir a dose do vermífugo depois de 15 dias
Verdade! Depois de ter administrado a primeira dose de vermífugo para cães, o tutor deve contar 15 dias e administrar mais uma dose. Isso é feito para uma melhor varredura dos parasitas internos.
3. Dar o vermífugo que humanos tomam é adequado
Mito! Muitas pessoas acreditam que usar o mesmo vermífugo administrado para humanos nos cães é o mais adequado. Porém, é importante lembrar que os parasitas humanos são diferentes dos vermes que acometem cães.
Além disso, o cachorro pode ter diversos tipos de parasitas e cada um deles é eliminado por um fármaco diferente. É por isso que, na maioria dos vermífugos para cães, há mais de um princípio ativo em sua fórmula.
Dessa maneira, para garantir que o vermífugo teve o efeito desejado e que a quantidade administrada foi correta, é indicado que o tutor siga o que o Médico-Veterinário prescrever. Converse com ele para que o profissional indique o vermífugo para cães mais adequado.
4. Cachorro adulto não precisa tomar vermífugo
Mito! Os animais devem ser vermifugados durante toda a vida, incluindo os cães adultos. No geral, a administração do vermífugo para cães é feita a cada seis meses. Não se esqueça de que é preciso dar duas doses com o intervalo de 15 dias.
5. Vermífugo líquido para cães não é eficiente
Mito! O vermífugo líquido para cães é tão eficiente quanto o comprimido. A única diferença é a apresentação. No geral, para filhotes, o líquido é o mais usado, por ser mais fácil de administrar e de determinar a quantia que deve ser dada.
6. Preciso vermifugar todos os cães de uma vez só
Verdade! Se você tem mais de um cachorrinho de estimação, sempre administre o vermífugo na mesma data. Isso ajudará na eficiência do procedimento.
7. Cachorro idoso não deve tomar vermífugo
Mito! Cães idosos também devem ser vermifugados para que mantenham a saúde em dia e permaneçam saudáveis. Assim como as vacinas, o vermífugo deve ser dado por toda a vida do pet.
Gostou das dicas? Qual foi a última vez que você deu vermífugo para o seu cachorrinho de estimação? E as vacinas? Estão em dia? Saiba mais sobre elas e cuide do seu peludo!