Os cães precisam se manter hidratados, pois a água desempenha muitas funções vitais, como regulação da temperatura corporal, transporte de oxigênio e nutrientes, eliminação de toxinas.
Por isso, fique atento na hora de escolher o bebedouro para seu pet, pois ele é muito importante para garantir a hidratação do animal.
A seguir, vamos explorar o assunto e mostrar qual o melhor bebedouro para cachorro. Conheça os diferentes tipos de bebedouro e os critérios que devem influenciar sua compra!
Quais são os tipos de bebedouro para cachorro?
Para decidir qual o melhor bebedouro para cachorro, vale a pena identificar as diferenças entre os principais modelos disponíveis:
Tradicional
Modelo mais conhecido de bebedouro. Geralmente, é um pote redondo confeccionado em alumínio, plástico, cerâmica ou inox.
O preço costuma ser baixo, é encontrado em diversos formatos e cores, é fácil de higienizar, mas tem a desvantagem de ser necessária a troca constante de água, além da possibilidade de abrigar microrganismos nocivos nas ranhuras de plástico ou alumínio.
Automático
É um modelo mais avançado e bastante prático, pois dispensa a substituição constante da água, que pode ser armazenada fresca e em muito volume.
Esse tipo de bebedouro pode ser encontrado no formato de fonte, galão e lambe-lambe. Pode ser elétrico ou inteligente.
Ergonômico
Nesse caso, é preciso considerar o tamanho do focinho, dimensões da raça e outras particularidades. É possível montar o pote da água com profundidade, altura e diâmetro personalizados.
Elevado
O bebedouro elevado é recomendado para animais grandes, com problemas nas articulações ou idosos. Esse modelo é mais econômico e higiênico, porque evita que caia muita água no chão.
Portátil
É uma solução para passeios, especialmente em ambientes quentes, que exigem mais hidratação. Esse tipo de bebedouro geralmente é encontrado no formato de garrafinha.
Combinado com comedouro
Outro tipo de bebedouro vem combinado com o comedouro. Embora muito comum, não é o mais recomendado, pois a proximidade pode molhar a ração e, se ficar exposta por muito tempo, irá fermentar e pode fazer mal para o seu animal.
Quais são os critérios a considerar na hora de decidir qual o melhor bebedouro para cachorro?
A escolha de qual o melhor bebedouro para cachorro depende de diferentes fatores. Como falamos, alguns modelos são mais recomendados para uns do que para outros.
Tamanho do cão
Para cães de pequeno porte, bebedouros menores são os melhores, pois eles não precisam de uma grande quantidade de água de uma só vez. Cães maiores precisam de bebedouros com maior capacidade.
Facilidade de limpeza
Bebedouros de aço inoxidável, vidro ou cerâmica são mais fáceis de limpar e menos suscetíveis ao acúmulo de bactérias em comparação com os plásticos.
Durabilidade
Bebedouros de aço inoxidável e cerâmica são mais duráveis, correm menos riscos de quebra ou desgaste.
Tipos de bebedouro
Vamos fazer um resumo da adequação de cada tipo de bebedouro ao animal, conforme suas características:
- tradicional: simples e barato, recomendado para uso diário em casa;
- automático: recomendado para animais que ficam muito tempo sozinhos, pois garante disponibilidade de água;
- elevado: ideal para cães idosos ou de grande porte, pois reduz a necessidade de se curvar para beber água, prevenindo problemas articulares e de postura;
- portátil: adequado para passeios e atividades ao ar livre, mas não deve ser o único bebedouro disponível em casa.
Quais cuidados são necessários com o bebedouro?
Para encerrar, vamos dar algumas dicas gerais de manutenção e limpeza com o bebedouro de seu cão:
- coloque o bebedouro longe do banheiro do cão para evitar contaminação;
- mantenha o bebedouro distante do comedouro para evitar que grãos de alimentos caiam na água, molhe e fermentem, causando danos ao animal,
- lave o bebedouro regularmente para evitar a proliferação de bactérias;
- troque a água regularmente para garantir que esteja sempre fresca e limpa;
- verifique regularmente se há rachaduras ou desgaste no bebedouro e substitua imediatamente se necessário;
- nos modelos automáticos, verifique e substitua os filtros conforme recomendado pelo fabricante para garantir que a água continue limpa;
- coloque vários bebedouros espalhados pela casa para incentivar o consumo.
Identificar qual o melhor bebedouro para cachorro ajudará a manter seu cão hidratado e saudável. Considerando nossas dicas, você encontrará o modelo que supra as necessidades de seu pet.
Aproveite e veja mais dicas para garantir a qualidade de vida do seu cão. Confira os cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos pets!