Ele chegou! Depois de dias de espera, enfim o tão aguardado filhote de cachorro chegou ao seu novo lar, trazendo alegria e amor incondicional para toda a família.
Mas o que fazer nos primeiros dias? Como adaptar esse filhote ao novo lar? Onde devemos colocá-lo para dormir? E se ele chorar?
Esse é um momento cheio de incertezas para o novo tutor, mas, poderá ser mais estressante para o filhote, afinal, ele estará longe da sua mãe e irmãos e em um ambiente totalmente estranho.
Por isso, para tornar essa adaptação mais prazerosa, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. Veja algumas dicas a seguir.
O primeiro dia do filhote de cachorro no novo lar!
Antes da tão aguardada chegada do filhote ao novo lar, é preciso deixar a casa toda preparada para esse novo e ilustre morador.
Neste primeiro momento, escolha o local onde o cãozinho irá ficar. Coloque nesse ambiente uma caminha, potinhos para água e alimento, e um brinquedo. Também lembre-se, se possível, de trazer alguma coisa com o cheiro da mãe, como um cobertor, fazendo com que ele se sinta familiarizado com o cheiro.
Também é importante marcar de buscar o filhote no horário mais cedo possível. Com isso, você terá o dia todo para oferecer a ele o máximo de sua atenção. Mostre a ele todo o espaço, fique próximo ao alimentá-lo, brinque e esteja presente.
As primeiras noites podem ser tensas! Seja firme
As primeiras noites do filhote na nova casa podem ser tensas e estressantes para o cão, para o tutor e toda a família. Por estar sozinho ele certamente irá chorar, uivar e arranhar a porta “clamando” por companhia.
Apesar de ser um momento tenso, isso é natural, afinal ele vivia numa matilha formada pela mãe os irmãos, e agora se vê “sozinho”. Mas o importante é não ceder, deixe-o chorar e repreenda-o apenas uma vez, depois não apareça mais por lá. Ele também precisa apreender a viver sozinho.
Se você ceder nos primeiros dias, seu cão se tornará dependente da sua companhia e, provavelmente, fará um escândalo na sua ausência. Daí o choro, o latido e o uivo serão para a vida toda.
Cuidado com brinquedos, casinha e ração
Com a chegada de um novo filhote de cachorro, é muito tentador entrar em um pet shop e comprar tudo para agradar o cãozinho. Mas devemos ir com calma, comece pelos utensílios básicos.
O primeiro conselho é comprar uma caminha que seja a mais simples. Sabe por quê? Por que invariavelmente seu filhote irá destruí-la, isso faz parte do divertimento dele.
Já a ração é outro ponto que precisa ser considerado com cuidado para a chegada do cãozinho. Essa ração deve ser a mesma consumida na antiga casa do filhote. A troca ao longo do tempo é possível, mas ela deve ser feita de forma gradativa.
Quanto aos brinquedos, tomar cuidado com aqueles que facilmente são destruídos pois poderão ser ingeridos e também com aqueles (pequenos) que poderão ser engolidos, e em ambos os casos, poderiam levar a uma obstrução. Quem sabe se você oferecer uma bolinha ele irá se distrair e cansar facilmente. Para os primeiros dias vale a pena evitar aqueles brinquedos que fazem barulho, eles só vão deixá-lo agitado demais, confuso ou até assustado. Deixe-os para mais tarde, quando ele já estiver acostumado com a nova casa.
Seja paciente, dê atenção e faça carinho
O novo filhote não conhece as regras da sua nova casa. Então seja paciente, dê atenção e carinho, tudo isso ajudará a diminuir o estresse dessa adaptação. Mas sem exageros, filhotes amam correr e conhecer o novo lar, e ficar no colo o tempo todo não será muito agradável.
Todo esse processo de adaptação dura algum tempo, variando de acordo com o cachorro e a raça. Mas esse período vai ajudar a fortalecer a relação do cão com a família. Por isso, paciência, atenção e muitos carinhos são essenciais.
Além disso, passados dois ou três dias na nova casa, é recomendável levá-lo ao veterinário para um exame completo e demais orientações.
Cuide bem do seu filhote nos primeiros dias, pois eles são tudo para gente! Continue em nosso blog e tire todas as suas dúvidas.