Escolher entre pré-venda ou pronta entrega é uma dúvida que quem planeja estratégias comerciais e de aquisição de insumos costuma ter. Isso porque os resultados do negócio e a satisfação de clientes depende disso.
Ambos os modelos carregam pontos positivos e negativos, portanto, optar pelo que pode gerar mais benefícios e menos entraves para o seu negócio é fundamental. Em especial, se você deseja aumentar o faturamento da sua distribuidora de produtos para pet shop, bem como reduzir seus custos.
Para ajudar você a tomar uma decisão acertada a respeito dessas duas formas de trabalhar, separamos informações a respeito dos prós e contras de ambas, além de dicas para escolher entre elas. Confira!
Quais os prós e contras do modelo a pronta entrega?
Nesse modelo de vendas, a empresa mantém um estoque de produtos. O cliente vai até ela e escolhe o que deseja. Em seguida, o funcionário entrega a mercadoria e recebe o pagamento à vista ou faz um parcelamento no ato. Dessa forma, o cliente já saí com o produto ou o recebe logo depois da compra.
Agora que já sabe disso, veja os pontos positivos e negativos desse modelo:
Prós da pronta entrega
- Como mencionado, quem compra já sai com o produto, ou seja, não precisa esperar;
- quem vende não frustra o cliente que busca um produto, pois o tem em estoque. Às vezes, quando precisamos de algo e vamos a uma loja, mas ela não tem a mercadoria, a tendência é irmos a outra empresa. Dessa forma, a primeira loja acaba perdendo a oportunidade de venda;
- o cliente consegue analisar o produto em mãos, o que é importante para a sua experiência de compra.
Contras da pronta entrega
- O investimento em produtos é maior, pois a distribuidora precisará adquirir uma quantidade razoável de mercadorias para manter em estoque;
- requer um planejamento maior da cadeia logística, pois necessitará comprar produtos com antecedência para repor o estoque com o nível desejado e evitar o desabastecimento. Além disso, precisará geri-lo bem para evitar perdas, extravios, prazos de validade expirados etc.
- os custos do estoque tendem a aumentar o valor do produto;
- o processamento da venda, incluindo a emissão da nota fiscal e de outros documentos, tem que ser ágil para que o cliente saia do estabelecimento com o produto e esses trâmites fiscais resolvidos.
Quais os prós e contras do modelo de pré-venda?
No modelo de pré-venda, os vendedores ou representantes comerciais contatam potenciais clientes por meio de visitas, telefonemas, e-mails etc. para fecharem negócios. Quando isso é confirmado, os vendedores emitem pedidos de vendas e dão início ao processo de envio de produtos.
Vale destacar que os próprios consumidores podem contatar os vendedores ou realizar compras no e-commerce da distribuidora. Após isso, precisarão esperar o recebimento de suas encomendas.
Agora, veja os prós e contras do modelo de pré-venda!
Prós da pré-venda
- O envio do produto para o pet shop pode ser feito pela distribuidora assim que receber essa mercadoria da indústria, evitando que ela seja estocada. Em certos casos, a própria indústria envia o produto para o pet shop ou consumidor final a pedido da distribuidora;
- não é preciso manter estoque, de modo a economizar o dinheiro que seria gasto com a manutenção das mercadorias guardadas;
- o processamento de venda, o que inclui a emissão de nota fiscal e outros aspectos burocráticos, pode ser feito com mais calma. Isso evita problemas no lançamento de dados de documentos fiscais;
- há menos custos com armazenagem de produtos, pois não há estoque. Consequentemente, é possível praticar preços melhores.
Contras da pré-venda
- Quem adquire a mercadoria terá de esperar até ela ser entregue. Em alguns casos, é necessário ainda que ela seja produzida e, só depois, preparada e transportada até o comprador;
- há chances de perder oportunidades de vendas a clientes que precisam do produto na hora ou em prazos apertados;
- como os veículos vão e voltam dos clientes, é necessário adquirir uma boa frota de transporte e investir na manutenção contínua dos veículos.
Pré-venda ou pronta entrega: como escolher o modelo ideal?
Escolher entre pré-venda e pronta entrega dependerá do planejamento e do modo de funcionamento da sua distribuidora. Isso tanto para vender produtos para seus clientes quanto para comprá-los de um fornecedor.
Nesse caso, é preciso avaliar fatores logísticos, custos de produção e a quantidade de produtos oferecidos pela sua empresa. Algumas questões podem ser levantadas, como:
- o seu negócio conta com um bom espaço para estocagem de mercadorias? Se não, o modelo pré-venda poderá ser melhor;
- os clientes preferem ir até a sua distribuidora para já saírem de lá com os produtos? Nesse caso, o modelo a pronta entrega é indicado;
- a sua distribuidora tem veículos adequados para transportar os produtos com uma grande frequência e com boa rapidez? Se optar pelo modelo pré-venda, é importante que tenha esse tipo de frota ou uma boa quantidade de dinheiro para investir na aquisição de uma assim.
Você não precisa optar exclusivamente por um dos dois modelos de venda para a sua distribuidora de produtos para pets. Afinal, é possível trabalhar com um modelo misto, a fim de aproveitar o melhor dos dois tipos de vendas e mitigar seus pontos fracos.
Isso vale também para as suas compras. Dessa forma, conseguirá adquirir mercadorias rapidamente (pronta entrega) ou planejadas para um período futuro (pré-venda). Em especial, para quando haverá grande procura, aliás, você poderá conseguir descontos por causa da antecedência nas aquisições.
Nesse caso, é importante que a sua distribuidora procure um fornecedor que possa atender as duas formas de se trabalhar e que seja compromissado com os prazos de entrega.
Também é indicado que tenha um mix grande de produtos para você diversificar bem o seu estoque e conseguir atender muitos clientes. Aliás, um exemplo desse tipo de fornecedor no segmento pet é a Matsuda Pet.
Por fim, saiba que na hora de escolher entre pré-venda ou pronta entrega, opte pelo modelo que melhor se adapte à estrutura da sua distribuidora e aos seus objetivos. Além disso, você poderá implementar um tipo enquanto planeja adotar o outro no futuro.
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