Você é do tipo de pessoa mais sensível ou mais durona? Assim como nós, os cães têm personalidades bem diversas e podem expressar os seus sentimentos de várias maneiras. Uma delas é a partir do choro.
Não, você não leu errado: cachorros choram! Tanto a partir de vocalizações (que muitos de nós já conhecemos), quanto por meio de lágrimas. Você sabia disso?
Em nosso bate-papo, vamos descobrir os motivos que fazem com que os cães chorem. Assim, você poderá conhecer melhor o seu grande amigo e, quem sabe, entendê-lo ainda mais. Boa leitura!
Por que os cachorros choram?
Os cães são criaturas cheias de amor. Além disso, são extremamente sensíveis, sendo suscetíveis às mudanças do ambiente e capazes de perceber os sentimentos de seus donos.
Com tanta sensibilidade, nada mais natural do que eles expressarem tudo isso de várias maneiras. Dentre elas, temos os ganidos, os gritinhos, os latidos, o abanar do rabo e o choro.
Os cães podem chorar de felicidade, dor, solidão, fome, medo e também como um sinal de alerta. É comum que eles vocalizem dessa forma caso notem que algo errado está acontecendo, por exemplo.
Caso isso aconteça pontualmente, não há motivos para se preocupar. No entanto, fique sempre atento aos motivos que fazem com que o seu pet chore. Isso acontece quando você toca nele? Em algum período específico do dia? Caso note algo estranho ou os choros fiquem muito frequentes, é importante buscar a opinião de um veterinário.
Por que os cachorros choram quando veem os seus donos?
A maioria das pessoas consegue reconhecer o choro vocalizado dos cães. Afinal, esse é um som praticamente inconfundível, né? Mas o que poucas pessoas sabem é que os cachorros choram com a produção de lágrimas. E que isso acontece quando eles estão superfelizes!
Uma pesquisa conduzida no Japão foi capaz de perceber a produção de lágrimas em cães que se reencontram com seus donos. Isso acontece por conta da liberação de hormônios da felicidade (oxitocina/ocitocina), gerados a partir da excitação do bichinho ao ver seus humanos preferidos. A diferença é que elas são produzidas em pouca quantidade, então fica quase imperceptível.
Os cachorros reconhecem o choro dos seus donos?
Sim! É muito fácil perceber isso, já que os pets ficam sempre por perto quando estamos tristes e se demonstram inquietos quando nos veem em situações de sofrimento emocional ou perigo.
No entanto, isso foi até mesmo comprovado pela ciência. Um estudo norte-americano envolvendo 34 cães pôde comprovar que os cães percebem quando seus donos choram e associam essa atitude a situações em que eles precisam de ajuda. Que fofo, né?
Como podemos ver, os pets têm sentimentos muito parecidos com os nossos e, portanto, cachorros choram. Por isso, devem ser respeitados e tratados como o que são: seres incríveis e cheios de amor para dar!
Para que você possa saber ainda mais sobre cães e consiga, assim, entender melhor o comportamento do seu grande amigo de quatro patas, confira a nossa postagem sobre a origem dos cachorros e tire as suas dúvidas!