Você sabia que o câncer de mama também atinge nossos pets? Em outubro, além de nos conscientizarmos sobre a prevenção do câncer de mama em mulheres, alertamos sobre a saúde dos nossos bichinhos de estimação.
Pensando na importância desse tema, neste post vamos te contar tudo sobre o Outubro Rosa Pet e como cuidar da saúde das mamas de gatas e cadelas. Continue com a gente para saber mais desse assunto.
Qual é a origem do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de conscientizar a respeito da detecção precoce do câncer de mama. A campanha ganhou força e, gradualmente, espalhou-se por diversos países, tornando-se um movimento global.
Qual é a relevância dessa campanha?
O principal objetivo é alertar os tutores acerca do câncer de mama em cães e gatos. Muitas pessoas não sabem que seus animais de estimação também estão sujeitos a essa doença, o que torna a prevenção e o diagnóstico precoce ainda mais importantes.
A campanha incentiva a realização de exames regulares e o toque nas mamas a fim de detectar precocemente possíveis tumores. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de ter sucesso no tratamento.
Ao promover a saúde dos animais de estimação, o Outubro Rosa Pet atua efetivamente para melhorar a qualidade de vida dos pets, prolongando, assim, a expectativa de vida deles.
Quais são os tipos de câncer que podem afetar cães e gatos?
Assim como os humanos, nossos pets também são suscetíveis a diversos tipos de câncer. Embora o câncer de mama seja o mais conhecido, especialmente por causa do Outubro Rosa, existem outras neoplasias que podem afetar nossos companheiros de quatro patas.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns em cadelas, mas também afeta as gatas. Nesse tipo de câncer, há nódulos ou caroços nas mamas, cujo estágio inicial apresenta nódulo pequeno que pode ser notado apenas por palpação. Em casos mais avançados, seu tamanho aumenta, tornando-se visível na pele e apresentando vermelhidão, feridas, sangramentos e mudança de textura.
O câncer de pele também é frequente, sendo causado pela exposição excessiva ao sol. Ele ocorre principalmente em áreas com maior exposição aos raios UV e com pouca cobertura de pelo, como o plano nasal e as orelhas de animais com pele clara e rosada. Entre os principais sinais estão feridas que não cicatrizam, nódulos, manchas escuras ou vermelhas.
Qual é a importância de fazer exames regulares?
Os exames regulares são fundamentais para a saúde e o bem-estar dos nossos pets, pois, a prevenção é a melhor forma de tratar doenças por estarem em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.
Por isso, o Outubro Rosa Pet nos conscientiza a respeito da saúde dos nossos animais e nos ensina a realizar o exame de toque nas mamas de gatas e cadelas regularmente. Com essa medida, você estará garantindo muitos anos de alegria ao lado do seu companheiro fiel.
Se este post, no qual informamos sobre a relevância do Outubro Rosa Pet, foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam esse tema.