A importância do pré-venda para a rentabilidade de uma distribuidora é igual, senão maior, que a do pós-venda e da pronta entrega no contexto atual. Isso porque vivenciamos um momento atípico no comércio, em que é preciso variar entre a suspensão total ou parcial das atividades nos pontos de venda e a abertura do PDV com rígidas medidas de segurança.
Com isso, as pessoas passaram a se sentir mais seguras para efetuar compras em âmbito digital e muitos negócios precisaram se adaptar. A pré-venda facilita essa adaptação, pois os vendedores ou representantes comerciais contactam os potenciais clientes por meio da Internet, muitas vezes sem nenhum contato físico.
Além disso, os próprios consumidores podem acionar os vendedores por algum canal de comunicação da empresa (aplicativos de conversas, e-mail, telefone) ou realizar as suas compras no e-commerce da distribuidora.
Neste artigo, destacamos a importância do pré-venda para a rentabilidade da sua distribuidora em nosso contexto atual. Vamos lá?
Maior segurança para os clientes
Conforme falamos, a pré-venda na distribuidora pode ser feita presencialmente ou digitalmente. Em nosso contexto atual, quanto menor o contato físico entre os agentes da venda e os clientes, maior a segurança para todos.
Maior comodidade no processo de escolha e compra
O consumidor 4.0. anseia por experiências de consumo personalizadas mas também valoriza aspectos exclusivos de uma compra online: comodidade, opções de escolha, facilidade de negociação, por exemplo.
Por isso, é importante manter um canal de venda que esteja disponível onde o cliente estiver e no momento mais propício para ele se sentir confortável e seguro em sua experiência de compra.
Redução das barreiras geográficas
A pré-venda também favorece a presença da sua marca em locais que não seriam possíveis se você contasse apenas com pontos de vendas físicos. Com isso, é possível aumentar a chance de corresponder às expectativas de diferentes clientes, mesmo que eles estejam geograficamente distantes das suas unidades de atendimento.
Entretanto, o atendimento adequado dos clientes está condicionado à rapidez nas entregas e a garantia de que o contato com a empresa será o mais personalizado possível.
Diminuição do estoque
O envio do produto para o cliente final pode ser feito pela distribuidora logo após o despacho da indústria, ou pela própria indústria. Essa forma direta de entrega evita que os materiais sejam estocados, o que automaticamente reduz custos desnecessários com manutenção dos estoques, mão de obra para movimentação dos itens nos armazéns e os custos fixos da infraestrutura de estocagem.
Contato mais próximo com os clientes
A pré-venda aproxima os vendedores dos clientes, pois permite um contato mais próximo e personalizado. Aos poucos, os profissionais que realizam esse atendimento ficam familiarizados com o público atendido e podem antecipar a demanda.
Em um PET shop, por exemplo, a força de vendas pode monitorar o tempo de consumo dos produtos (alimentos, remédios, complementos nutricionais) e oferecê-los na data próxima ao fim.
Isso aumenta a satisfação do cliente com a empresa, favorece a fidelização da marca e, consequentemente, o aumento progressivo das vendas.
A importância da pré-venda para uma distribuidora é a maior possível. Esse processo garante um contato mais próximo com o consumidor, ainda que seja necessária a distância física, favorece o atendimento altamente personalizado e a fidelização dos clientes.
Agora que você sabe a importância do pré-venda para o seu negócio, que tal descobrir estratégias para aumentar o seu faturamento em um momento tão complicado como o que vivemos?