Quando você vai fazer uma compra para a sua casa leva em conta diversas características como a descrição do produto, sistema de entrega, cor, preço, entre outros, correto? O mesmo acontece quando o seu cliente procura a sua distribuidora para fazer o pedido, ele avalia diversos fatores. Assim, entender como ele age, ou seja, compreender o comportamento consumidor é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.
Por que isso é importante? Ao entender o comportamento consumidor você conseguirá moldar a sua empresa para fazer com que ele encontre o que deseja e tenha o atendimento que procura. Além disso, essas informações servirão como base para que a estratégia de marketing da sua distribuidora seja montada e traga bons resultados.
Comportamento consumidor: veja como entendê-lo poderá ajudar
Para que a sua distribuidora se mantenha na ativa ela precisa de clientes. Essa afirmação parece ser meio óbvia mas, muitas vezes, o empresário se esquece que se não se adequar ao que o consumidor direto quer, vai perder o freguês. Quando isso acontece em massa, corre o risco até de fechar as portas.
Lembre-se de que se o comprador não encontrar o que quer em seu estabelecimento, ele conta com diversas distribuidoras que estão prontas para atendê-lo e dar o tratamento que ele espera receber. Por isso, se você quer se manter no mercado, deve se esforçar ao máximo para superar as expectativas dos clientes.
Isso é possível quando você se preocupa com o comportamento consumidor e procura entendê-lo. Veja como os dados podem ser usados em seu negócio.
Saiba quem é o seu público-alvo
Embora, no geral, uma distribuidora atenda lojistas de pet shop e alguns canis, é preciso saber mais do que isso. O tamanho das lojas, o local no qual elas estão instaladas e até quem é o responsável por fazer o pedido fazem toda a diferença.
Por isso, é necessário conhecer os hábitos dos clientes, traçar o perfil do consumidor para ter a certeza de que a maneira com a qual a sua distribuidora se comunicará com o cliente será adequada para garantir que o produto que ele precisa estará disponível na sua empresa.
Fidelização
Outro ponto essencial, trazido pelo conhecimento do comportamento consumidor, é a fidelização do cliente. Quando o público-alvo é identificado, você poderá ter uma forma adequada de atendê-lo e saber o que ele deseja antes mesmo de ser solicitado.
Isso facilitará a vida do lojista, que é seu cliente, e fará com que ele goste de ser atendido por sua empresa. Você conseguirá fidelizá-lo.
Um cliente fiel naturalmente divulga o seu estabelecimento e faz propaganda positiva, sem que você precise agir, ou seja, funciona como uma grande e eficaz ferramenta de marketing.
Identificar os erros
Quando você procura saber mais sobre o comportamento consumidor, também consegue identificar os erros que a sua distribuidora possui em seu dia a dia. Ao fazer isso, conseguirá identificar o motivo de um cliente ter deixado de comprar com você ou de ter diminuído a quantidade de itens adquiridos.
Ao entender o que causou o afastamento, terá como agir para corrigir o erro e evitar que outras lojas passem a comprar dos seus concorrentes e deixem a sua distribuidora em segundo plano.
Viu como é importante compreender quem compra em sua distribuidora e saber o que a pessoa deseja? Entender o comportamento consumidor é a base para melhorar a sua empresa.
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