Ir para o conteúdo
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Faturamento de pedidos: principais erros que devem ser evitados

Compartilhe

Faturamento de pedidos: principais erros que devem ser evitados

O processo de vendas exige bastante atenção por parte dos gestores, pois falhas neste processo podem causar uma série de prejuízos, seja comprometendo a experiência do cliente, seja em relação à conferência futura e, consequentemente, com o fisco.

Por isso, é fundamental que o responsável confira constantemente o que pode fazer para conseguir minimizar eventuais falhas e garantir maior sucesso em seus processos internos.

O faturamento de pedidos é um ponto que demanda bastante atenção, principalmente, pela sua relação com a Receita Federal e eventuais sanções futuras.

Mas afinal, quais são os principais erros cometidos no faturamento de pedidos e que devem ser evitados em sua loja de distribuição de produtos? Confira a seguir os principais deles e tire suas dúvidas.

Faturar um item que não tem em estoque

Aqui temos um problema muito recorrente quando há uma gestão inadequada dos estoques: ter a liberação e o faturamento de um item que não está no estoque. 

Com isso, pode-se gerar um dado inconsistente que afeta, inclusive, a experiência do cliente, já que o produto terá que ser cancelado ou, então, ter atraso no envio, aguardando a reposição de estoque.

Por isso, é fundamental ter um sistema de gestão de estoque integrado com sistemas de faturamento e, assim, evitar que este tipo de situação ocorra.

Erros na comunicação interna da loja

Um erro comum também, principalmente para lojas de produtos pet que tenham mais de um profissional lidando com essas questões, é ter falhas na comunicação entre os profissionais. Por exemplo, o emissor da nota fiscal que não se comunica com o setor logístico sobre os dados de estoque.

Isso leva, justamente, ao ponto que listamos anteriormente: faturar um item que não tem em estoque. Por isso, os dados entre os setores precisam fluir adequadamente, para que seja possível aos responsáveis conferirem informações e evitarem conflitos nas comunicações.

Não ter padronização no processo

A falta de padronização de processos pode levar, justamente, a um aumento no número de falhas nos processos de faturamento de pedidos. Isso porque, neste caso, cada colaborador de determinada área pode realizar o processo manualmente de modo a não comunicar de forma adequada o próximo responsável na cadeia de suprimentos.

Por exemplo, o responsável pelo setor de vendas pode notificar os responsáveis pelo estoque de forma que gere gargalos no processo de comunicação. Quando há a padronização, a troca de informações ocorre de maneira mais consistente, ágil e pode, até mesmo, ser automatizada.

Gerar erros na entrega

Erros de informações do cliente no processo podem gerar problemas no processo de entrega. Se os dados não forem conferidos nas diferentes etapas do processo. Isso porque, muitas vezes, a falha só é identificada quando o item já foi enviado e despachado para entrega.

Uma das formas é ter processos de gerenciamento adequados de packing e entrega. Assim, até mesmo se falhas acontecerem, a questão pode ser solucionada rapidamente.

O faturamento de pedidos pode ser responsável por gerar uma série de erros nos processos internos e comprometer suas vendas. Por isso, fique atento às dicas que trouxemos aqui, ok?

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para evitar que mais pessoas passem por esse tipo de problema.

AnteriorAnteriorQual a importância do planejamento de compras para pet shops?
PróximoComo diminuir latido de cachorro? Confira!Próximo
Confira mais
Aprenda a digitalizar processos em sua distribuidora pet e melhore a eficiência operacional com estratégias práticas e eficazes

Como iniciar uma digitalização de processos em sua Distribuidora Pet

22 de setembro de 2025

A rotina de uma distribuidora pet envolve uma série de atividades que vão desde a

Aprenda a lidar com objeções de clientes que desejam trocar para marcas mais baratas, garantindo a satisfação e fidelização

Como lidar com objeções do cliente que quer trocar para uma marca mais barata?

15 de setembro de 2025

Todo lojista do setor pet já se deparou com a seguinte situação: um cliente fiel

Descubra as diferentes necessidades nutricionais entre cães e gatos e como escolher alimentos adequados para garantir ara seus pets

Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes? Entenda como isso afeta sua escolha!

11 de setembro de 2025

Cães e gatos têm necessidades nutricionais bastante distintas, e ignorar essas diferenças pode comprometer o

Nos siga nas redes sociais =)

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados.