Os tutores de pets devem zelar pela saúde de seus animais e também de sua própria saúde. Nesse sentido, é importante conhecer as zoonoses.
Ainda que sejam muito conhecidas, elas nem sempre são muito bem compreendidas. Porém, o conhecimento sobre elas ajudará as pessoas que cuidam de pets a se prevenir e a lidar melhor com elas.
Continue conosco e veja o que são zoonoses, conheça as estratégias de prevenção e os impactos que elas causam na saúde pública!
O que são zoonoses?
Vamos começar esclarecendo: o que são zoonoses? As zoonoses são doenças de natureza infecciosa que são transmitidas entre animais vertebrados e pessoas.
Os agentes causadores (patógenos) podem ser bactérias, vírus, fungos, parasitas ou envolvem causadores não convencionais. As zoonoses podem ser transmitidas através do contato direto, água, alimentos ou por vetores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) identifica mais de 200 doenças que se encaixam na classificação de zoonoses, sendo subdivididas em dois grupos:
- antropozoonose: enfermidades que os animais transmitem para as pessoas;
- zooantroponose: enfermidades que as pessoas transmitem para os animais.
Quais são as zoonoses mais importantes?
Há alguns tipos de zoonoses que ocorrem com mais frequência. Vamos listar e falar brevemente de algumas:
- Raiva (mordida de qualquer animal infectado por um vírus da família Rhabdoviridae);
- Brucelose (pode ser transmitida por meio do contato com secreções, sangue, urina ou restos de placenta de vacas doentes ou pela ingestão de produtos lácteos sem pasteurização);
- Toxoplasmose (protozoário encontrado em fezes de felídeos e alimentos mal lavados. A infecção também se dá pelo contato com secreções, manuseio e consumo de carnes cruas de animais infectados;
- Leptospirose (a transmissão se dá principalmente através da urina de ratos infectados);
- Teníase, conhecida como “solitária” (provocada pelo parasita Taenia sp, pela ingestão de carne de boi ou porco crua ou mal cozida);
- Leishmaniose (transmitida por meio da picada do mosquito-palha entre animais e humanos);
- Febre Maculosa (causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapato entre animais e humanos);
- Febre aftosa (causada por um vírus da família Picornaviridae e transmitida por meio do contato direto com animais infectados, secreções e excreções contaminadas);
- Salmonelose (causada por bactérias do gênero Salmonella. É transmitido por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou alimentos, como ovos, carne mal cozida e vegetais crus);
- Tuberculose (causada pela bactéria Mycobacterium bovis (em animais) e Mycobacterium tuberculosis (em humanos). Sua transmissão ocorre por meio de contato com secreções respiratórias de animais infectados, contato com leite não pasteurizado ou carne contaminada);
- Esporotricose (causada por fungos do gênero Sporothrix e transmitida por meio do contato com esporos do fungo através de feridas na pele, geralmente pelo manuseio de plantas ou solo contaminado, e mordidas ou arranhões de gatos infectados);
- Hantavirose (A transmissão se dá por meio de roedores. O vírus se aloja no organismo de ratos, por exemplo, e é transmitido para o ambiente por meio de sua urina e de suas fezes);
- Peste Bubônica (causada pela bactéria Yersinia pestis. Essa doença pode ser transmitida por meio de picadas de pulgas que se alimentaram de roedores infectados, contato direto com tecidos ou fluidos corporais de animais infectados, ou inalação de gotículas respiratórias de pessoas ou animais infectados);
- Erisipela (causada pela bactéria Erysipelothrix rhusiopathiae e pode ser transmitida pelo contato direto com animais infectados ou produtos animais contaminados, especialmente em trabalhadores que manuseiam carne, peixe e aves. Também é preciso destacar que os suínos são os reservatórios mais importantes dessa doença).
Qual é a importância na prevenção contra zoonoses?
As zoonoses representam um grande transtorno para a saúde pública em todo o mundo por causa de sua estreita relação com os animais domésticos, na pecuária e agricultura e no ambiente natural.
Elas tendem a causar interrupções na produção e na venda de produtos cuja origem é animal – seja para alimentação, seja para outros usos -, além de envolver um elevado percentual de todas as doenças infecciosas, tanto das que já existem quanto daquelas que foram recentemente identificadas.
Certas doenças, como o HIV, se iniciam como zoonoses e acabam se transformando em cepas humanas. Existem zoonoses que podem provocar surtos, como acontece com a salmonelose e o vírus Ebola. Há ainda aqueles que, como ocorre com o novo coronavírus causador do Covid-19, apresentam alto potencial para pandemias globais.
Quais são as estratégias de prevenção contra as zoonoses?
Depois de entender o que são zoonoses, vamos apresentar as principais estratégias de prevenção contra as zoonoses. Na verdade, os métodos são diferentes conforme o patógeno. No entanto, muitas práticas são reconhecidas como valiosas para reduzir os riscos em âmbito pessoal e comunitário:
- diretrizes para o cuidado dos animais no setor de agricultura contribuem para minimizar o potencial de surtos de doenças de natureza alimentar, como ovos, carnes, laticínios, alguns vegetais;
- padrões para água potável e remoção de resíduos;
- proteções para águas superficiais no ambiente natural;
- campanhas educativas para lavagem das mãos depois do contato com os animais e outras medidas comportamentais.
O controle sanitário e a vigilância epidemiológica são ferramentas relevantes para garantir a prevenção contra a doença. Em contribuição, manter a natureza e o habitat natural também são importantes colaboradores no controle, pois evitam que os animais silvestres invadam os centros urbanos.
A vacinação contra zoonoses é fundamental para proteger os animais contra enfermidades graves que podem ser fatais e transmitidas para as pessoas, como a raiva e a leptospirose.
Lembre-se do Julho Dourado: mês da conscientização das zoonoses e da importância da vacinação nos animais domésticos. Aproveite para vacinar seu pet e mantê-lo protegido contra pulgas, carrapatos e mosquitos!
Agora que você já entende o que são zoonoses, aproveite para conhecer algumas dicas sobre a promoção da saúde e do bem-estar dos bichinhos nos pet shops!