Um dos principais desafios de uma clínica veterinária é atrair clientes novos e fidelizar os antigos. Se você também vive essa situação, saiba que uma solução muito eficaz é utilizar uma ferramenta chamada Curva ABC.
Trata-se de um método bastante abrangente. Por isso, pode ser utilizado por empresas de todos os portes e segmentos. Ele consiste em classificar os clientes de acordo com os produtos mais consumidos ou serviços mais contratados.
Essa metodologia é tão eficiente que é uma das mais utilizadas no mundo, pois ajuda muito a impulsionar os resultados de uma empresa. Quer saber mais sobre ela? Então, acompanhe o post até o final e entenda como aplicá-la na sua clínica ou pet shop!
O que é Curva ABC de clientes?
Como já comentamos, é um método de organização que classifica as informações quanto ao seu grau de importância em um negócio. Desse modo, é muito utilizada tanto para gerenciar o estoque quanto para aumentar a retenção de clientes.
Então, a Curva ABC de clientes consiste em identificar quais são os clientes mais relevantes para a sua empresa. E essa relevância é calculada com base na representatividade que cada consumidor tem sobre o faturamento do seu negócio. Em outras palavras, é uma forma de saber quais são os que trazem mais lucros para você.
Essa metodologia deriva do Princípio de Pareto, que identificou um padrão na economia italiana: 80% da riqueza do país se concentra em apenas 20% da população. Seguindo esse raciocínio, dividimos os clientes em 3 grupos:
- curva A — são seus clientes mais importantes, cuja quantidade gira em torno de 20%. Geralmente correspondem a 80% do faturamento do seu negócio. São os consumidores que compram com mais frequência ou têm o ticket médio mais alto;
- curva B — com participação intermediária no faturamento (cerca de 25%), correspondem a 30% do total de clientes;
- curva C — com menos relevância, são aproximadamente 50% dos seus clientes e são responsáveis por cerca de 10% do seu faturamento.
É importante lembrar que essas porcentagens não são fixas, mas servem como um excelente padrão para você montar sua Curva ABC.
Por que esse método é importante?
Ao elaborar a Curva ABC, você conseguirá identificar claramente quais clientes são responsáveis pela maior parte do seu faturamento. Do mesmo modo, entenderá quais contribuem menos para o resultado do seu negócio.
Com essas informações em mãos e conhecendo o comportamento do seu público, ficará bem mais fácil traçar estratégias tanto para fidelizar os clientes da curva A, quanto para aumentar o ticket médio das curvas B e C.
Além disso, saberá quais produtos deverá manter em estoque para evitar faltas ou excessos, em quais serviços de veterinária deverá investir, entre tantos outros fatores. Ou seja, a Curva ABC é fundamental para a tomada de decisões em seu negócio.
Como aplicá-la em um pet shop?
Ao contrário do que muitos imaginam, é muito fácil montar a Curva ABC de um pet shop ou clínica veterinária. Para isso, selecione um intervalo de tempo. O mais comum é utilizar o período de 1 ano. Em seguida, siga os seguintes passos:
- some todos os valores de produtos vendidos ou serviços contratados para cada cliente nesse período;
- calcule o porcentual de participação do cliente dentro da listagem. Para isso, utilize a seguinte fórmula: valor total que o cliente gastou no período / faturamento total no período;
- organize um ranking dos clientes. Devem ficar no topo aqueles que tiveram maior valor comprado;
- classifique cada cliente em uma das curvas utilizando o seguinte critério:
curva A — clientes cujo faturamento acumulado ficou entre 0% a 80%;
curva B — clientes cujo faturamento acumulado ficou entre 80% a 95%;
curva C — demais clientes.
Viu como é fácil elaborar a Curva ABC do seu pet shop ou clínica veterinária? Depois de terminada, basta analisar com cuidado cada cliente e, em seguida, traçar as estratégias corretas para impulsionar seus resultados.
Quer mais dicas como as deste post? Então, siga a Matsuda Pet nas redes sociais e acompanhe nossas postagens. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.