A resposta é adaptação. Para isso, é preciso entender quais são as necessidades dos consumidores neste momento, além de pensar em estratégias para reduzir o prejuízo, inovar o negócio e fidelizar os clientes.
Por isso, trouxemos algumas dicas para reduzir o impacto do coronavírus no pet shop ou na clínica veterinária. Confira!
Siga as normas de segurança sanitária
Pet shops, estabelecimentos agropecuários, clínicas e hospitais veterinários podem manter seus negócios funcionando, visto que oferecem serviços básicos de alimentação e saúde dos animais. Contudo, é imprescindível se adaptar à nova realidade da crise sanitária.
Siga os decretos da sua região, bem como as recomendações das entidades de saúde. Use e exija o uso de máscaras dentro do seu estabelecimento, disponibilize álcool em gel 70%, atenda com horário marcado, evite aglomerações na loja ou na clínica etc.
Medidas simples como essas são capazes de manter o negócio ativo no mercado e contribuem para a boa reputação da loja, já que a gestão age de maneira socialmente responsável. Isso confere segurança e tranquilidade para os seus clientes.
Invista nas vendas online
Se o e-commerce era uma tendência, hoje é uma necessidade e pode significar a sobrevivência do negócio. Segundo o Sebrae, houve uma queda de 51% no faturamento do segmento de pet shops e serviços veterinários entre 3 e 7 de abril de 2020. Por outro lado, há empresas que registraram um crescimento de 20% nesse mesmo período.
São principalmente empreendedores que apostaram (antes da pandemia) na inovação e estruturaram sistema de delivery, marcaram presença digital e investiram em estratégias como clube de compras e benefícios para fidelizar os clientes.
Nunca é tarde para investir em marketing na sua empresa. Este momento é propício para atualizar o site da sua loja, criar conteúdos relevantes para o seu público e engajá-lo nas redes sociais.
Estreite a relação com clientes
Este talvez não seja o melhor momento para atrair novos consumidores para a sua loja ou clínica veterinária, mas certamente é o ideal para estreitar a relação com os clientes que você já tem. Por outro lado, esta pode ser a ocasião certa para se destacar da concorrência e atrair os clientes que não estão satisfeitos com os serviços da loja que costumavam comprar.
Direcione os seus esforços para estreitar essa relação. Com os tutores passando mais tempo em casa, a conexão com seus pets tem crescido — isso significa que eles têm pensado mais em Pet Care, estão mais atentos às necessidades dos animais, ao enriquecimento do ambiente e, também, com a alimentação do pet.
Mostre-se empático, deixe claro que o pet shop está na luta para reduzir o impacto do coronavírus e garanta uma variedade de produtos na sua loja para atender as expectativas dos clientes.
Controle o estoque, as vendas e o fluxo de caixa
Este momento pede cautela, organização e planejamento. Avalie todos os seus gastos, corte os desnecessários e pense em medidas que mantenham o fluxo de caixa (as tele entregas são uma boa opção, bem como dar descontos cm produtos com pouca saída).
Também é importante acompanhar o histórico de compras dos seus clientes. Você pode entrar em contato para oferecer produtos relacionados com os itens que cada um costuma adquirir e, claro, avise o cliente caso você tenha investido em novos produtos e não tenha disponível no estoque a ração que ele compra há tempos.
Vale enviar uma SMS ou um e-mail personalizado explicando a situação e aproveitando para dizer que você tem itens com a mesma qualidade para oferecer. Esse tipo de ação em comunicação contribui para estreitar o relacionamento com os consumidores, que sentem confiança em você.
Mantenha uma boa relação com os fornecedores
Lembre-se de entrar em contato com seus fornecedores para rever prazos de pagamento, negociar descontos ou criar estratégias que sejam boas para ambos nesta realidade. As parcerias são fundamentais para contornar a crise e manter o funcionamento dos negócios.
Como você viu, essas medidas podem fazer muita diferença para reduzir o impacto do coronavírus no pet shop e na clínica veterinária. Invista em melhorias nos serviços que você já oferece ou aposte em tendências para se destacar da concorrência, atraindo e fidelizando clientes.
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