O mercado pet é um dos que mais cresce no país. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o setor cresceu mais de 16% em 2022, com faturamento superior aos R$ 60 bilhões.
No entanto, os números não bastam. Para fazer parte dessa realidade, o empreendedor precisa focar em detalhes e buscar destaque em meio à competitividade do setor. E uma das melhores formas de fazer isso é caprichar no merchandising para pet shops!
E estamos aqui para ajudar. Continue a leitura e confira algumas técnicas que costumam funcionar muito bem em lojas para pets, atraindo mais clientes e otimizando as suas vendas.
O que é merchandising?
De modo geral, o termo merchandising está associado à apresentação de um produto em lojas, supermercados e estabelecimentos em geral. O foco está em mostrá-lo de forma atraente para os clientes, além de repassar, se possível, informações sobre o seu funcionamento e seus diferenciais.
Como caprichar no merchandising para pet shops?
Agora, veja as dicas que a Matsuda Pet preparou para você!
Organização da loja
O modo como a sua loja está organizada diz muito sobre o seu negócio e pode ajudar na cativação dos clientes. E isso vai muito além de um ambiente limpo e com tudo em seus devidos lugares. É preciso fazer uma organização estratégica!
Separe seus produtos em setores bem definidos. Algumas categorias são: alimentos, brinquedos, acessórios, higiene etc. Você também pode fazer a diferenciação de acordo com a espécie, caso seu espaço permita.
Criação de displays atraentes
Crie prateleiras atraentes para chamar a atenção do seu cliente. Uma dica interessante é fazer a disposição dos itens na vertical e não na horizontal. Essa é uma tendência inclusiva, que ajuda pessoas de diversas estaturas e com limitações diferentes a ter acesso aos produtos sem dificuldades. Sem contar que ajuda muito na visualização dos itens por essas pessoas!
Outra dicas interessantes são;
- use uma boa iluminação em suas prateleiras;
- deixe em destaque produtos próximos ao vencimento ou em promoção;
- faça uma boa sinalização, como veremos no próximo tópico.
Uso de etiquetas informativas
Experimente mostrar ao seu cliente os porquês que ele deve comprar aquele produto! Uma boa dica é fazer uso de etiquetas informativas, que tragam diferenciais e características sobre itens.
Exemplo: na sessão de alimentos para pets, experimente exaltar os destaques de cada marca, trazendo informações como “indicado para filhotes”, “menos gordura”, “menos sódio, ideal para a saúde renal” e outros detalhes. Ou simplesmente faça uma divisão clara, explicando ao cliente quais são as vantagens de todos os produtos daquele setor.
Segmentação dos produtos
Outra forma de trabalhar o merchandising está na elaboração de uma boa segmentação de produtos. Nesse caso, ela pode ser feita de acordo com os níveis nutricionais dos alimentos comercializados em seu pet shop.
Por exemplo: experimente separá-los de acordo com classificações como standard, premium, premium especial, super premium, úmidos, naturais e outros e auxilie o consumidor na compreensão de diferentes níveis de preços e benefícios para os pets, facilitando a escolha dele e a aquisição dos produtos.
Experiência interativa
Por fim, outra tendência forte no marketing é a interação das pessoas com os produtos. E isso é algo que pode (e deve!) ser explorado em lojas físicas.
Uma boa ideia é trazer áreas de amostras grátis para permitir que os clientes conheçam outras marcas e produtos. Além disso, setores de demonstração (como aplicação de produtos de higiene, corte gratuito de unhas e outros) vão agradar a clientela e expor as pessoas a outras possibilidades de compras no futuro.
Gostou das dicas de merchandising para pet shops? A gente espera que sim! Agora, coloque-as em prática e veja como a atenção dos clientes será melhorada a partir dessas técnicas simples, porém bem eficientes.
E não se esqueça: a Matsuda Pet pode ajudar! Entre em contato, solicite o seu orçamento e tenha, em sua loja, alguns dos melhores produtos do segmento pet atual. Vamos crescer juntos!