Um cliente procura a sua distribuidora pet e se mostra interessado na compra. No entanto, por algum motivo ele desiste de ir até o final. Nesse momento, só falta a trilha sonora triste para ilustrar a decepção, não é? Mas calma! Existem estratégias de recuperação de vendas para diminuir a frequência dessas situações.
Afinal, brasileiro não desiste nunca e quando o assunto é fechar vendas para elevar a lucratividade, é importante não desistir mesmo. Isso porque, ao tentar recuperar a clientela, é possível descobrir porque eles não completaram a jornada de compras e resolver problemas que afastam os interessados.
Então, quer saber como aplicar as estratégias de recuperação de venda? Continue a leitura e fique por dentro de algumas dicas!
Identifique quem são os clientes das vendas perdidas
Ao identificá-los, fica mais fácil saber quais são as necessidades e as expectativas. Assim, você entende o que pode ter feito esse cliente desistir e qual solução propor para evitar futuros abandonos novamente.
Por exemplo, você pode achar que o problema é a qualidade dos produtos oferecidos e enfatizar os aspectos positivos deles na comunicação com clientes. Entretanto, o visitante da distribuidora pet já pode ter percebido que a qualidade dos itens é boa.
O problema é que ele não se motiva o suficiente a comprar pela falta de diversificação de pagamento. Após descobrir isso, fica mais fácil implementar mudanças certeiras, que impactam no volume de vendas.
Defina uma ação para cada grupo de clientes
Cada consumidor pode ter uma classificação de A, B ou C, conforme o volume de compra, a rentabilidade e outro critério criado para categorizá-lo. Então, você pode definir uma estratégia específica para cada grupo de clientes.
Por exemplo, os com menor volume de compra talvez precisem conhecer mais os benefícios de adquirir os produtos oferecidos na distribuidora pet. Até porque, parece que eles ainda não despertaram para isso.
Por outro lado, quem costumava ter um maior volume de compra, mas se mostra resistente a continuar comprando, talvez precise de outro incentivo. É o caso de destacar os diferenciais da empresa ou até oferecer descontos e promoções.
Aperfeiçoe os produtos e os serviços
Seja qual for o motivo para alguns clientes não concluírem a compra, aperfeiçoar os produtos e os serviços nunca é demais. Afinal, isso beneficia clientes atuais e futuros, além de chamar atenção dos antigos, que podem ter abandonado o seu negócio.
Outra vantagem do aperfeiçoamento é elevar a percepção de valor sobre as soluções oferecidas na distribuidora. Isso contribui para a fidelização do público e até para aumentar o preço dos produtos e serviços, já que eles agora apresentam mais valor.
Valorize o cliente
O cliente precisa sentir que é único, não apenas um número a mais para o seu caixa. Então, demonstre isso na maneira de abordá-lo virtual e presencialmente. Essa é outra estratégia aliada da recuperação de vendas.
Então, entendeu como elevar o volume de clientes com estratégias de recuperação de vendas? Como visto, é importante descobrir as razões por trás da desistência, identificar quem foram os desistentes, otimizar os produtos e os serviços oferecidos etc.
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