Como saber se o gato é de raça? Se você já se perguntou isso, provavelmente é porque está pensando em adquirir um felino ou já tem um em casa e surgiu essa curiosidade. Sendo assim, saiba que existem algumas ações que podem ajudar você a identificar a raça do seu bichano, mesmo que ele seja filhote ou não tenha características facilmente distinguíveis que possam ajudar nesse objetivo.
Continue lendo e veja o que fazer para descobrir se o seu gato é de raça ou não!
Peça a documentação do animal
Normalmente, ao comprar um gato observamos se ele é castrado, se foi vacinado, se é macho ou fêmea etc. Só que, além disso, é importante solicitar o pedigree do animal, pois é nesse documento que encontraremos nome, data de nascimento, cor, entre outras informações de identificação do gato.
No pedigree, você também achará informações sobre o gatil onde o gato nasceu e sobre a ancestralidade e a raça do bichano, indo até a terceira geração anterior a ele. A linhagem documentada ajuda a atestar que ele é de raça.
Observe o formato das orelhas
Você também poderá observar características físicas do animal que podem colaborar em sua identificação. É importante acostumar o gato com o ambiente e com você para conseguir analisá-lo atentamente.
Sendo assim, para começar, observe suas orelhas. O tamanho, o comprimento e o formato delas pode revelar a qual raça o gato pertence, pois essa parte do corpo pode apresentar uma série de características distintas que são marcas de determinados grupos de felinos. Portanto, se as orelhas forem:
- grandes e alongadas, provavelmente o gato pertence a uma raça oriental;
- triangulares, sem caimento e pequenas, o gato pode ter ascendência persa;
- com tamanho regular e “enroladas” para dentro, o bichano tem grande chance de ser da raça Curl Americano ou ter parentesco com ela. Essas orelhas também parecem redondas;
- dobradas e voltadas para os olhos (meio caídas), o gato pode ser da raça Scottish Fold ou Levkoy Ucraniano;
- firmes e ficarem de pé, há grande chance de o felino ser um Devon Rex;
- avantajadas, então capaz de ser um gato Abissínio;
- peludas (por dentro também), então o gato pode pertencer a algumas das raças felinas encontradas em locais mais frios, como o Norueguês da Floreste e o Gato Siberiano.
Cheque o formato do focinho
O formato do focinho diz muito sobre o felino. Se for achatado, em formato de “V”, são grandes as possibilidades de ser um gato Persa. O gato Himalaio também pode apresentar nariz achatado, mas isso provém justamente de ele ser resultado do cruzamento entre o Persa e o Siamês. Aliás, esse último costuma ter um nariz levemente afinado, o que pode ajudar a distinguir se o seu pet se trata de um exemplar dessa raça.
Verifique a pelagem do gato
Outra dica é observar o tipo da pelagem do felino, pois cor, comprimento e espessura são características que podem ajudar a identificar de que grupo ele é. Por exemplo, há muitos gatos de pelagem mais densa e longa, cujos ancestrais são provenientes de lugares frios.
Sabendo disso, você poderá pesquisar quais bichanos correspondem a essa característica e comparar eles ao seu, a fim de tentar descobrir qual se parece mais com ele. Por exemplo, os já citados Norueguês da Floresta e Gato Siberiano são de locais gelados.
Além disso, o gato Persa também tem pelos longos e densos, bem como o Angorá — um tipo muito comum no Brasil. Se a pelagem for encaracolada ou semelhante à das ovelhas, então ele poderá ser um Selkirk Rex. Se não tiver pelagem, então tem grandes chances de ser um Sphynx.
Outras características
O tamanho do rabo do gato também pode entregar a sua raça. Por exemplo, o Manx e o Bobtail Japonêns tem rabo curto. Se as pernas do bichano forem menores do que a da maioria dos gatos, então ele pode ser um Munchkin.
Durante a avaliação, lembre-se de acalmar e brincar com o felino, a fim de deixá-lo confortável. Dessa forma, poderá observar melhor as suas características. Por fim, se ainda estiver em dúvida sobre como saber se o gato é de raça, recomenda-se que converse com um veterinário. Ele poderá avaliar melhor o bichano e apontar a qual tipo pertence.
Aproveite agora para descobrir 5 tipos de personalidade dos gatos e veja com qual se parece o seu peludo!