Geralmente, aumentar as vendas e reduzir custos no varejo são dois objetivos adotados quando é preciso organizar as contas ou melhorar a lucratividade de um negócio. Outra opção é buscar ajuda financeira externa. No entanto, dentre essas alternativas, diminuir os gastos costuma ser a opção que mais depende diretamente da própria empresa.
Neste artigo, listamos cinco dicas que podem ajudar você alcançar esse propósito, isto é, reduzir os custos do seu negócio varejista (pet shop). Continue lendo e confira!
Monte um bom planejamento financeiro
A primeira coisa a fazer é montar um bom planejamento financeiro, o qual deve incluir tanto a previsão de receitas quanto a de custos. Nesse caso, as receitas, os gastos (fixos e variáveis) e os investimentos futuros precisam ser estimados.
Eles também devem estar descritos, se possível, em detalhes. Isso ajudará você a entender quais são os itens mais importantes para a empresa e quais podem ser cortados.
Além do mais, esse plano permite entender em que ações, setores, processos etc, são gastos mais recursos, o que ajuda a identificar o que pode ser cortado ou reduzido. Também evita que se cometam equívocos ao eliminar gastos de processos que já operam de maneira eficiente e com os investimentos adequados, enquanto outros que precisam de ajustes ficam inalterados.
Faça parcerias com bons fornecedores
- Ter bons fornecedores é fundamental não só para conseguir produtos de qualidade, como também para assegurar quantidades mínimas desses itens em estoque. Em outras palavras, quando você conta com uma parceria confiável e integrada ao seu setor de compras, é possível prevenir o desabastecimento de mercadorias.
- Caso contrário, um cliente que busca um produto e não o encontra tende a se frustrar. Logo, poderá passar a adquirir produtos com a concorrência. Além disso, ao manter uma relação duradoura, você poderá ter maior capacidade de negociação com preços e prazos.
- Outro ponto importante é que, ao contar com produtos de qualidade, as perdas de mercadorias armazenadas podem ser reduzidas. Aliás, na área de pet shops, em que são comercializados medicamentos e alimentos, é preciso ter cuidado redobrado com prazos de vencimento, durabilidade das mercadorias, resistência de embalagens etc.
- Por isso, a escolha de uma boa distribuidora é essencial. Aliás, saiba que a Matsuda Pet é a melhor opção quando o assunto é alimento para pets!
Otimize a gestão e a operação de estoque
- A gestão do estoque precisa de cuidados extras, uma vez que má conservação de produtos, desorganização, falta de critérios para classificar os itens etc. podem causar desperdícios, extravios e danos em produtos. Em outras palavras, custos extras para o negócio.
- Portanto, invista na melhora do gerenciamento do seu depósito e também preze pela sua boa operação. Uma dica é adotar um sistema de classificação dos produtos para otimizar o giro de mercadorias.
- Por exemplo, o método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Isso significa que os itens que chegam primeiro ao estoque são também os primeiros a saírem dele. Essa abordagem reduz a chance de as mercadorias encalharem e suas datas de validade vencerem, gerando perdas e prejuízos financeiros.
Faça compras com antecedência
- Outra dica é comprar produtos com antecedência para obter descontos e conseguir negociar o abastecimento adequado de seu armazém. Isso é importante perto de épocas em que as vendas sobem, quando não se pode ficar sem mercadorias.
- Nesses momentos, para suprir seu estoque, você poderá ter de comprar produtos mais caros, gerando custos extras. Sendo assim, programe suas aquisições com antecedência e tente comprar grandes volumes para abastecer seu pet shop por um tempo maior, caso seja possível. Ao adquirir uma quantidade maior, a possibilidade de conseguir desconto aumenta junto.
Reduza ou elimine gastos desnecessários
- É importante identificar os gastos da empresa para reduzir custos e despesas desnecessários. Fique de olho em pequenas compras que, somadas, podem impactar consideravelmente as finanças do seu negócio. Por exemplo, o material de escritório e os produtos de limpeza do pet shop.
- Veja se todos são realmente necessários e se não está comprando mais do que precisa. Também tente reduzir suas contas de consumo, como a de Internet. Avalie se o seu pacote é adequado às necessidades de conexão à web da empresa ou se dá para aderir a um plano mais em conta sem que isso afete as atividades do negócio.
- Reduzir custos no varejo é uma tarefa que requer paciência e disciplina, além de um bom planejamento inicial. Isso porque você deverá analisar o que pode ser economizado considerando que a eficiência do seu pet shop não pode ser comprometida. Afinal, é vital ter processos eficientes para fornecer um bom atendimento e também conseguir aumentar as vendas.
- Por falar nisso, veja também 5 dicas de marketing para pet shops que podem ajudar a fechar mais negócios!