Seu gato está mais letárgico do que o normal? Percebeu alguma mudança na temperatura das orelhas dele? A febre em gatos pode ser um sinal de que algo não vai bem.
Pensando na importância desse tema, neste post vamos te ajudar a identificar os principais sintomas da febre felina e entender a necessidade de procurar um veterinário o mais rápido possível. Continue com a gente.
O que é febre e como ela se diferencia em felinos?
A febre em gatos, assim como em humanos, pode ser uma resposta do organismo a uma infecção ou inflamação. No entanto, há algumas particularidades a serem consideradas.
A temperatura corporal normal de um felino varia entre 38,1 °C e 39,2 °C. Portanto, os gatos são naturalmente animais mais quentes do que os humanos.
Desse modo, quando a temperatura corporal do gato ultrapassa 39,2 °C, considera-se um aumento anormal da temperatura.
Essa elevação pode ser um sinal de que há falha na dissipação de calor, chamado de hipertermia, ou um sinal de que o sistema imunológico está trabalhando para combater alguma infecção ou inflamação no organismo, chamado de febre.
Quais são os principais sintomas que podem indicar febre?
Letargia e perda de apetite
O gato pode parecer mais cansado, menos ativo e com pouco interesse em brincar. A perda de apetite também é frequente em razão da febre e ele pode sentir desconforto abdominal. Além disso, muitos gatos com febre tendem a se isolar, procurando um lugar tranquilo e escuro para descansar.
Comportamento isolado
Os felinos podem ficar retraídos e mais isolados quando estão com febre. Esse é um dos sintomas mais comuns, inclusive.
Alterações no padrão de sono
O gato pode dormir mais do que o normal ou ter dificuldades para adormecer, acordando frequentemente durante a noite. É necessário observar se ele está apresentando outros sintomas em conjunto com a alteração no sono, pois isso pode indicar um problema de saúde mais sério.
Como medir a temperatura do gato em casa?
O termômetro digital é o modo mais seguro de medir a temperatura dos gatos, pois eles são precisos. Para fazer a medição, o ideal é colocar a ponta do termômetro no reto do animal para aferir a temperatura.
O aparelho precisa ter a ponta fina e é aconselhável aplicar um gel lubrificante para minimizar o desconforto. Para uma aferição precisa, a ponta deve encostar na parede do reto. Assim, após a introdução do termômetro, incline-o levemente para o lado, garantindo que a ponta encoste na mucosa.
Sabemos que isso nem sempre é fácil para os tutores, pois o felino precisa colaborar, mas trata-se do modo mais preciso para conferir a temperatura.
Algumas pessoas tentam medir a temperatura colocando a mão no focinho, mas esse método não é preciso. Como os felinos têm uma temperatura corporal naturalmente mais alta do que a dos humanos, é possível que o tutorinterprete isso equivocadamente.
Como já vimos, a febre em gatos é um sinal de que o organismo está combatendo alguma infecção ou inflamação. Embora seja assustador perceber seu felino com algum desses sintomas, lembre-se de que a detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir a recuperação completa do seu pet.
A febre é apenas um sintoma, e a causa pode variar. Por isso, ao perceber qualquer um dos sinais mencionados, não hesite em procurar um veterinário. O profissional fará um exame clínico completo, além de solicitar exames e indicar o tratamento mais adequado para o caso.
Se este conteúdo no qual ensinamos a identificar os sintomas de febre em felinos foi útil para você, compartilhe o post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam esse tema.