Gatos são fofos, independentes e ótimos pets para ter em casa. Porém, quando você menos espera, pode flagrar o seu gatinho arranhando o sofá e outros móveis. Nesse caso, pode ser necessário tomar providências para a manutenção das garrinhas no tamanho certo. Assim, vale a pena saber como cortar unha de gato de forma adequada.
Neste post, confira por que fazer a manicure do gato é importante e veja 4 dicas práticas, se você for realizar essa tarefa. Saiba também um breve passo a passo para cortar a unha do seu gato de forma cuidadosa e correta. Boa leitura!
Por que é importante cortar unha do gato?
As unhas do gato servem para várias funções, como se defender, escalar e até desestressar. É por isso, que os arranhadores para gato, almofadas e móveis sempre são alvo das garrinhas dos felinos. Com isso, eles as mantêm aparadas de forma natural.
Entretanto, às vezes faz-se necessário você cortar a unha dos gatos. Afinal, quando elas estão grandes, podem arranhar as pessoas, os móveis e o próprio pet, além de deixá-lo desconfortável. Sendo assim, vale a pena aprender como cortar a unha do gato.
Outro ponto importante é que é preciso apará-las apenas quando necessário, geralmente a cada três semanas em gatos jovens, se estiverem muito compridas. Já em gatos mais velhos, o crescimento é mais lento, portanto, deve-se esperar. Afinal, se o processo não for bem realizado pode levar a alterações comportamentais em felinos.
Devo cortar a unha por conta própria?
O ideal é que o próprio gato faça a sua manicure, por isso você deve ter arranhadores à disposição. No caso de ter que intervir e cortar suas unhas, a preferência é que se vá ao veterinário, já que é um profissional que saberá cortar a unha no tamanho certo e com todo cuidado, especialmente em gatos mais velhos ou ariscos. Assim, em último caso você pode fazer esse processo.
Como cortar unha de gato seguindo 4 dicas práticas?
Agora que você sabe a importância, é fundamental aprender como cortar unha de gato para o caso de ter que fazer isso algum dia. A seguir, confira como realizar esse processo com cuidado e seguindo 4 dicas práticas!
1. Acostume o gato
O gatinho pode não gostar que você corte as unhas dele. Sendo assim, é importante acostumá-lo desde filhote, transformando o cuidado em um processo não traumático. Assim, além de ele deixar você cortar as unhas, não haverá nenhum risco de ninguém se machucar. Nesse caso, é possível começar a partir dos dois meses.
2. Tenha o máximo de cuidado
A região rosada próxima ao dedo do gato, chamada de sabugo, contém terminações nervosas e vasos sanguíneos. Por isso, é importante tomar muito cuidado para não atingi-la. Afinal, você pode gerar um corte, machucando o gatinho e deixando-o com medo de cortar as unhas.
3. Ofereça petiscos e faça brincadeiras
Cortar a unha pode ser um processo chato e estressante para o gato. Nesse caso, realizá-lo aos poucos, fazendo brincadeiras e carinho, pode ajudá-lo a entender que está seguro. Além disso, usar petiscos é um reforço positivo no processo.
4. Use ferramentas adequadas
O cortador de unhas para gato é a ferramenta ideal para realizar esse processo com segurança. Por isso, nada de usar outra coisa. Além disso, é importante medir a região certa para o corte, um pouco antes da ponta da unha.
Qual é o passo a passo para cortar a unha do gato?
Cortar unha de gato não é tão difícil, mas exige cautela e deve ser feito apenas quando necessário. Na falta de um veterinário que já tem a habilidade, você pode realizar o processo com muito cuidado, seguindo o passo a passo:
- sente-se com o gato no colo em um local iluminado e calmo;
- tenha o cortador apropriado por perto;
- comece acalmando o gatinho;
- aperte suas patas de leve para que as unhas estiquem;
- segure a pata com firmeza, mas sem apertar;
- faça o corte uma unha por vez;
- intercale esses momentos com carinhos e petiscos.
Quando levar o gato ao pet shop para cortar as unhas
Você só vai cortar a unha do gatinho quando ele mesmo não apará-la o suficiente. Ou seja, quando estiver muito grande e causando problemas. Porém, se você não sentir segurança no processo, a melhor opção é levá-lo a um veterinário, que com as ferramentas adequadas pode fazer isso por você, sem causar nenhuma dor ou trauma ao pet.
Saber como cortar unha de gato é importante. Afinal, pode ser que ele não consiga mantê-las aparadas, especialmente se for mais velho ou deficiente. Dessa forma, é possível evitar que elas arranhem pessoas, estraguem móveis e se tornem desconfortáveis para o pet. Para isso, o ideal é procurar um veterinário que tenha a habilidade de cortar as unhas no tamanho certo, mas caso não seja possível, você pode tentar com muita cautela e cuidados.
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a todos como é possível cuidar das unhas dos felinos!