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margem de lucro

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Como calcular e aumentar a margem de lucro em sua distribuidora?

Encontrar maneiras de otimizar os processos e reduzir custos, mas sem diminuir os níveis de satisfação dos clientes, é algo imprescindível no mercado de hoje, independentemente do ramo ou segmento do mercado. Por isso, aprender como calcular e aumentar a margem de lucro em sua distribuidora pode ser muito importante.

Felizmente, existem formas eficientes para conseguir isso, por meio de algumas práticas e estratégias que envolvam ações relacionadas com o cumprimento de prazos, fornecedores de alta confiança e até mesmo a redução do tempo de entrega. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Qual o conceito de margem de lucro?

De uma forma simples, a margem de lucro é a porcentagem adicionada ao valor de um produto ou serviço que supera o seu custo total, determinando o seu preço. Em outras palavras, é a lucratividade que a empresa vendedora terá em cima de uma ou várias negociações, a diferença entre o faturamento e as despesas com a produção e execução do trabalho.

Trata-se de um relevante indicador da saúde financeira de um empreendimento, fornecendo conhecimentos cruciais sobre a sua viabilidade, sobretudo em médio e longo prazos. Também contribui para que os gestores e empresários possam estipular preços adequados, que cubram os gastos, mas que não deixem de estar dentro do que é aceito pelo mercado.

Como calcular a margem de lucro?

Existem muitas maneiras diferentes para calcular a margem de lucro e cada uma delas tem a sua função, de acordo com os objetivos da empresa e o ramo no qual ela está sediada. Pensando em uma distribuidora, isso pode ser importante para entender se o negócio está tendo rentabilidade real ou se é preciso repensar parcerias, estratégias ou produtos.

Com esse intuito, você pode se valer de uma alternativa simples e eficiente, que é a fórmula: lucro bruto = receita total – custos. Para isso, é necessário estipular um período para o cálculo. Por exemplo, se essa semana o seu faturamento foi de R$ 4.000 e seus gastos diretos foram de R$ 2.400, podemos dizer que seu lucro bruto foi de R$ 1.600.

Como aumentar a margem de lucro?

Para aumentar a margem de lucro em sua distribuidora, você pode adotar algumas medidas importantes. A mais básica delas consiste em otimizar os processos internos, apostando em uma boa logística de distribuição. Além disso, o seu mix de produtos e serviços deve ser aprimorado, priorizando itens com um alto valor de faturamento.

Você também deve ter olhos atentos aos seus fornecedores. Ao priorizar empresas com boa credibilidade no mercado e que proporcionem confiabilidade, você tem a garantia de que as entregas de itens de qualidade serão feitas no prazo e sem transtornos. Procure por boas condições comerciais e se blinde contra demoras, aumentos ou indisponibilidade de estoque.

Agora você já sabe como calcular e aumentar a margem de lucro da sua distribuidora. É uma medida importante, que ajuda a conhecer melhor o seu negócio e garantir que você está oferecendo um valor adequado para o negócio e para seus clientes.

Como você pôde ver, contar com um fornecedor de credibilidade é muito importante para aumentar a margem de lucro em sua distribuidora. Quer uma parceria de total confiança? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e conte com nossos produtos!

 

 

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