Quem não sonha em dobrar ou triplicar o faturamento do seu negócio? No mercado pet, é possível observar como novas ideias surgem a todo instante e parecem transformar o modo como as pessoas consomem seus produtos.
Diversificar é palavra de ordem para quem pretende melhorar a receita da distribuidora, mas, antes disso, é preciso pensar de maneira estratégica e avaliar o que pode, ou não, ser mudado no seu jeito de fazer negócio.
No texto de hoje trouxemos 4 dicas que vão ajudar, e muito, quem pretende fazer um upgrade nas suas vendas e, de quebra, aumentar o faturamento.
Continue lendo e não deixe de compartilhar!
Fidelize clientes
A fidelização de clientes é consequência de um serviço bem prestado e, para isso, é fundamental entender as demandas da clientela e atendê-las antes que a concorrência o faça.
Clientes fidelizados são muito mais baratos que novos clientes.
Além disso, com clientes fidelizados você tem muito mais chances de prever o faturamento periódico da distribuidora e conta ainda com a possibilidade de receber indicações espontâneas – o valioso marketing boca-a-boca.
Por isso, invista no atendimento excelente, ofereça vantagens para compras recorrentes e reforce as razões que fazem sua distribuidora a escolha ideal.
Reduza custos
Aumentar o faturamento e reduzir custos e despesas no negócio é o sonho de todo empresário.
Mas essa não é uma tarefa fácil: os custos fixos e variáveis de sua distribuidora precisam ser colocados na ponta do lápis e acompanhados mês a mês a fim de identificar alguma abertura para reduções.
Custos com equipe, transporte, fornecedores, devoluções e marketing, por exemplo, podem ser monitorados a partir da definição de indicadores na empresa, fornecendo dados e resultados que permitam a avaliação para futuros cortes.
Aqui no blog temos um texto completo de como diminuir os custos de sua distribuidora.
Precifique corretamente
Preços e serviços no setor pet estão em constante mudança, então não precisa ter medo na hora de ajustar a quantia cobrada na sua distribuidora.
A precificação é um dos pilares da gestão financeira estratégica em um negócio e pode ser feita a partir de três dados: custo total (de compra e venda), preços praticados pela concorrência e valor agregado.
Não existe uma margem de lucro ideal, mas é fundamental experimentar com seus preços e encontrar a alternativa que mantenha o fluxo de compras na distribuidora sem causar prejuízos.
Invista em tecnologia
Hoje em dia é impossível crescer sem investir em tecnologia.
Uma distribuidora com alto faturamento precisa ter controle ativo de logística, vendas, pessoal e tudo mais que envolva o processo de vendas e armazenamento.
Com a ajuda da tecnologia, é possível automatizar boa parte dessas atividades e ainda reduzir custos operacionais na rotina da empresa.
Investir em tecnologia é também investir em diferencial competitivo para o negócio, garantindo que o tempo empregado em tarefas repetitivas possa ser melhor aproveitado em ações que demandem minúcia.
Empresas de sucesso precisam se reinventar todos os dias. Entender o seu público e adotar uma gestão estratégica são só os primeiros passos.
Quer saber mais? Então aproveite para ler nosso guia de como organizar as finanças mesmo em tempos de crise!