Ir para o conteúdo
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
  • Home
  • Alimentação Pet
    • Cães
  • Dicas
    • Gatos
    • Cães
  • Saúde Pet
    • Cães e Gatos
  • Trade
    • Distribuidor
    • Lojista
  • Materiais Gratuitos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cachorro com carrapato

Compartilhe

5 dicas de como acabar com carrapatos

Encontrou um carrapato em seu pet ou na área da sua casa? Qualquer tutor fica desesperado quando isso acontece e corre procurar como acabar com carrapatos.

A primeira coisa que você precisa saber é que além de eliminar os parasitas que estão no bichinho de estimação, será necessário cuidar do ambiente. Afinal, se o seu peludo está com carrapato, há grande chance de alguns deles estarem andando pelo chão ou até pelas paredes.

Para resolver o problema, confira algumas dicas de como acabar com carrapatos e comece agora mesmo!

Como acabar com carrapatos no animal de estimação?

Há vários produtos que ajudam a eliminar os carrapatos do seu pet. Banhos, talcos, medicamentos pour on (pipeta para pingar na nuca) e coleiras estão entre eles. O indicado é entrar em contato com o Médico-Veterinário que cuida do seu animal, para que ele indique a melhor medicação.

Contudo, antes disso, é interessante que você conheça as alternativas existentes, para ver como são variadas.

1. Coleiras para controle de carrapatos

Existem vários tipos de coleiras, que podem ajudar a evitar que o animal fique infestado com o carrapato. Porém, nem todos os cães aceitam bem o seu uso, chegam a tirar com a patinha podendo até passar mal.

Em caso de infestações, há alternativas que são mais eficientes.

2. Como acabar com carrapatos no banho

Caso note que o animal de estimação está com carrapato, dar banho com xampu ou sabonete apropriado pode ser uma alternativa. É importante ter bastante cuidado, optar por um produto regularizado e usar conforme instruções do fabricante.Lembrem-se, nem todos os produtos são eficientes.

Embora possa ser uma solução imediata, pois apenas o animal foi tratado. O carrapato pode continuar presente no ambiente onde vive o pet, dessa forma ocorre o risco de ser infestado novamente.

3. Spray

É outra forma de eliminar carrapatos e evitar que o animal volte a se infestar. Porém, quando o pet tem pelo muito denso ou longo, aplicar o spray em todo o corpo, de forma eficiente, é um grande desafio.

4. Pipetas pour on

Esta é uma boa opção de uso para acabar com carrapatos e talvez evitar que o animal volte a se contaminar com o parasita. Trata-se de uma bisnaga com o carrapaticida pour on, que deve ser colocada no dorso (nuca), sobre a pele dos cães.

Pode durar até 30 dias e pode ser de grande eficácia, alguns deles já estão com baixo poder de tratamento, isto é os carrapatos já estão resistentes ao princípio medicamentoso de alguns deles. É importante escolher um produto seguro e adequado para a idade e para o peso do seu cão. A maioria deles não pode ser usada em filhotes com menos de 60 dias de vida.

5. Comprimidos

Sem dúvida, comprimidos são a forma mais atual, moderna e eficaz de tratar carrapatos dos cães. Tem grande poder de ação e nenhuma resistência relatada. Dessa forma pode até atuar no ambiente uma vez que a reinfestação imediata é anulada pela força do princípio medicamentoso no animal. Existem marcas que garantem até 3 meses de poder residual eficaz.

Vale a pena conhecer!

Como acabar com carrapatos no ambiente

Além de eliminar os parasitas do animal, você deverá eliminar também os do ambiente senão novas infestações irão ocorrer. Atualmente, é possível encontrar spray feito por laboratório veterinário, que é indicado para eliminar os carrapatos dentro de casa.

Para aplicá-lo você terá que tirar todas as pessoas da casa e levar os animais para fora. Depois disso, é preciso fechar a casa, aplicar o spray em tudo e deixar o ambiente fechado por alguns minutos, de acordo com a recomendação do fabricante.

Depois disso, é preciso abrir e deixar a casa bastante arejada antes de retornar. Com uma aplicação apenas, feita da forma correta, é possível eliminar o carrapato de dentro da casa.

Claro que fora da casa você também terá que agir. Nesse caso, pode ser mais fácil usar veneno líquido para borrifar em toda a área. Caso seja essa a sua opção, não se esqueça de molhar bem as paredes, pois é comum que o carrapato suba nelas.

O spray também pode ser usado na área externa. Tudo vai depender da área do seu quintal. Quando há gramado, o líquido pulverizado tende a ser mais prático de ser aplicado. O animal deve ser retirado durante a aplicação e deixado fora do espaço, até que o veneno seque completamente.

uma outra forma eficiente de combater o carrapato na área externa é o uso de lança-chamas (vassoura de fogo), a qual pode ser usada diretamente na casinha do pet (se for de alvenaria ou madeira) e também nas paredes, grades e telas sem contraindicações. Essa prática pode ser efetuada uma vez por semana, com grande eficácia.

Gostou das dicas? É a primeira vez que você pesquisa por alternativas de como acabar com carrapatos ou já sofreu com o problema anteriormente? Conte pra gente nos comentários!

AnteriorAnteriorCrescimento do mercado pet no Brasil
Próximo7 coisas sobre vacina para cachorro que você precisa saberPróximo
Confira mais

Quais são os sintomas de má digestão em cães?

8 de julho de 2025

A saúde digestiva dos cães e gatos está diretamente ligada ao seu bem-estar e qualidade

Análise de mercado: Como entender as necessidades e os comportamentos dos consumidores de produtos pet

30 de junho de 2025

O mercado pet brasileiro é um dos que mais crescem no mundo, impulsionado por consumidores

Como aumentar a conversão de vendas com a venda cruzada de produtos pet

23 de junho de 2025

Em um mercado pet cada vez mais competitivo, encontrar estratégias que aumentem as vendas e

Nos siga nas redes sociais =)

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados.