A saúde intestinal dos cães e gatos vai muito além da digestão. Ela está diretamente relacionada à absorção de nutrientes, à imunidade, ao equilíbrio comportamental e até ao bem-estar emocional dos animais. Dentro desse contexto, os prebióticos têm se destacado como aliados valiosos na nutrição pet moderna.
Mas afinal, o que são prebióticos e por que eles são tão importantes para o seu pet?
O que são prebióticos e como funcionam?
Prebióticos são estruturas especiais, como o MOS, presente na parede celular de leveduras ou fibras, e como a polpa de beterraba, que não são digeridas pelo organismo do animal e passam inteiras até chegar ao intestino e que servirão de alimento para as bactérias benéficas presentes ali.
Diferentemente dos probióticos, que são microrganismos vivos, os prebióticos atuam como “fertilizantes” para estimular o crescimento das bactérias boas que já estão no organismo do animal.
Quais são os principais benefícios dos prebióticos para os pets?
- Contribui na digestão: Ao ajudar no equilíbrio da flora intestinal, os prebióticos contribuem para um ambiente digestivo mais saudável, prevenindo o crescimento de bactérias indesejadas e reduzindo desconfortos como gases e distúrbios digestivos.
- Reforço das defesas naturais: Uma parte importante das células de defesa do organismo está concentrada no intestino. Quando a microbiota está equilibrada, ela cria um ambiente mais estável e saudável, ajudando o corpo a reagir de forma mais eficiente aos “invasores”, o que contribui para o animal ficar mais resistente a infecções e doenças.
- Redução do odor das fezes: Ao controlar o crescimento de bactérias nocivas, os prebióticos ajudam a melhorar a consistência e o cheiro das fezes, o que também contribui para a higiene do ambiente.
- Impacto positivo no comportamento: em humanos, já é bem estabelecida a ligação entre a saúde intestinal e o equilíbrio emocional, por meio da produção de neurotransmissores como a serotonina. Estudos recentes sugerem que essa conexão também pode existir em cães e gatos. Por isso, acredita-se que pets com um intestino saudável podem apresentar menos sinais de estresse e maior disposição.
Alimentos da Matsuda Pet com prebióticos na composição
A Matsuda Pet entende a importância da saúde intestinal como base para o bem-estar dos cães e gatos. Por isso, diversos alimentos já contam com prebióticos MOS ou fibras fermentáveis em sua receita, como:
- Super Premium M-line: Combina mos prebiótico e polpa de beterraba para promover um cuidado completo e favorecer a saúde intestinal de cães e gatos.
- VittaMax Natural: Nutrição equilibrada com ingredientes naturais como aveia, polpa de frutas e beterraba, que ajudam no bom funcionamento intestinal.
- Vittamax Gold: Especial para gatos castrados e cães 7+, com MOS prebiótico e polpa de beterraba para apoiar a saúde digestiva e o equilíbrio intestinal.
- Linha Vittamax: Alimentos premium especial com MOS prebiótico, que auxiliam na saúde intestinal e ajudam a manter a qualidade das fezes.
Esses alimentos são formulados com o compromisso de oferecer mais qualidade de vida para os animais, respeitando as necessidades de cada fase e porte, sempre com ingredientes de alta digestibilidade e equilíbrio nutricional.
Um cuidado que começa de dentro para fora
O uso de prebióticos é mais uma demonstração de como a nutrição pode ser uma aliada da saúde. Cuidar da alimentação do seu pet com atenção e responsabilidade reflete diretamente na qualidade de vida, na prevenção de doenças e até na relação entre tutor e animal.
A Matsuda Pet acredita que cada detalhe da fórmula importa. Afinal, eles são tudo pra gente.
Para conhecer todos os alimentos com prebióticos e entender como proporcionar mais saúde para cães e gatos, acesse matsuda pet.com.br.