Você decidiu montar uma distribuidora ou mesmo uma loja para produtos de alimentação para pets, porém está com dúvidas sobre como fazer de forma efetiva o sistema de entregas de compras físicas e online para os seus clientes? Pois saiba que não é o único empreendedor com esse dilema. Pensando em ajudá-lo, preparamos este post que explica a importância da roteirização de entregas e como ela pode beneficiar seu negócio. Inclusive, ajudando a fidelizar seu público-alvo. Ficou animado em saber mais sobre o tema? Então continue a leitura!
O que é a roteirização de entregas e como ela funciona?
É um método de atuação logística no qual um negócio, independentemente de seu porte, torna o processo de entrega de mercadoria dos clientes mais rápido, organizado, seguro e efetivo do ponto de vista financeiro. Tudo isso a partir da definição de roteiros que elencam as mercadorias por prioridade de prazo de entrega e montam escalas de envio e carregamento com base em praças de entrega (que podem ser bairros ou zonas regionais, por exemplo). Assim, elas passam a ser transportadas e entregues em grupos dentro dessas regiões.
Como implementar a roteirização de entregas?
Para a correta implementação da roteirização de entregas é importante contar com uma equipe de logística dentro do setor administrativo do seu empreendimento, seja o negócio físico, seja o negócio virtual. Isso porque os profissionais são capacitados e preparados para atuar na gestão de softwares e demais recursos tecnológicos que vão permitir o mapeamento de estoque, o planejamento de rotas de entregas (quantidade de escalas, dias e horários), as políticas de precificação para frete, a quantidade de funcionários envolvidos em cada entrega, o controle de prazos para encomendas, os investimentos feitos mensalmente para esse processo (com empresas parceiras, por exemplo) etc.
Quais são os benefícios da roteirização de entregas?
A roteirização de entregas traz vantagens competitivas para a sua distribuidora/loja, pois, além de otimizar os custos operacionais com a cadeia logística de entrega de mercadorias, ela aumenta a eficiência dessas entregas. Isso assegura que o cliente receba o produto dentro do prazo estipulado e com o mínimo de problemas técnicos (como atrasos ou extravios); muitas vezes a entrega acontecerá até mesmo antes do esperado, o que impacta diretamente no grau de satisfação do consumidor.
Com o tempo, a roteirização pode se tornar uma excelente estratégia de divulgação e publicização dos serviços da sua marca, tornando-se um diferencial frente à concorrência. Isso sem falar na possibilidade de expandir o negócio para outras cidades, facilitando, assim, uma atuação intermunicipal e interestadual.
Como você viu, a roteirização de entregas é mais do que um simples processo logístico. É a otimização do sistema de entregas de compras que vai aperfeiçoar a relação da sua marca com sua clientela e tornar seu negócio muito mais competitivo. Justamente por isso, não deixe de contar também com parceiros e fornecedores estratégicos que ajudam a construir sua autoridade no mercado de produtos para pet. Um bom exemplo é a Matsuda, empresa referência em alimentos de qualidade e com nutrição balanceada para gatos e cachorros. Nós contamos com linhas para animais de diferentes portes e faixas etárias, além de segmentos especiais de petiscos (como biscoitos e tirinhas).
Aproveite o tema do post e saiba mais sobre como construir parcerias estratégicas na indústria pet!