Seu gato provavelmente está te dizendo coisas o tempo todo por meio de sinais que nem sempre você percebe. Desde o movimento das orelhas até a posição da cauda, cada movimento traz uma mensagem única.
Por isso, entender a linguagem corporal dos gatos é muito importante, já que você terá mais meios para compreender o que seu amigo de quatro patas está querendo dizer. Assim, além de saber mais sobre o estado emocional dele, você poderá ajudá-lo com mais efetividade em caso de problemas.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
1. Esteja atento às orelhas e aos olhos
Quando as orelhas estão voltadas para frente e levantadas, é sinal de que o gato está alerta e interessado no que está acontecendo ao seu redor. Por outro lado, o achatamento delas contra a cabeça, como a imagem abaixo, pode indicar sinais de ameaças.
Enquanto isso, os olhos dilatados podem ser um sinal de excitação ou medo, ao mesmo tempo que um olhar suave e piscante geralmente indica que o gato está se sentindo relaxado e confortável.
2. Preste atenção no balançar da cauda
Uma cauda erguida e tremendo geralmente significa confiança ou alegria, mas, caso ela esteja eriçada e arqueada, provavelmente seu gato está com medo. Se ela estiver movendo de um lado para o outro, talvez ele esteja irritado. Se abaixada entre as pernas, ele quer passar um sinal de submissão ou desconforto.
3. Entenda os principais comportamentos
Além dos gestos mais fáceis de perceber, os gatos também se comunicam por meio de comportamentos comuns. O ronronar, por exemplo, é frequentemente associado a sentimentos de conforto e contentamento, mas os gatos também podem ronronar quando estão se sentindo doentes ou estressados.
Você já deve ter visto seu gato se lambendo, não é mesmo? Isso acontece quando eles precisam se limpar e se acalmar, mas também é um meio de demonstrar afeto e cuidado, até mesmo com outros felinos e com os donos.
Por fim, quando um gato se estica e estende suas patas dianteiras, é um sinal de que ele está se alongando e se preparando para se mover.
Por outro lado, quando ele se enrola em uma bola e esconde suas patas debaixo de si, pode ser um sinal de que ele está se sentindo vulnerável ou inseguro.
4. Interprete a linguagem corporal dos gatos
Prestar atenção no comportamento do gato, seguindo as dicas que citamos, é um dos melhores meios de saber o que seu amigo está precisando ou querendo. Caso ele não esteja vivendo da maneira habitual, é válido procurar um veterinário para descobrir se há alguma coisa incomodando o animal.
Cabe dizer também que cada gato tem uma personalidade própria, assim como os humanos, os cães e outros seres vivos. Então, não deixe de levar isso em consideração quando começar a observar o comportamento dele perto de você ou de outros animais.
Agora que você entende a linguagem corporal dos gatos, basta acompanhar de perto qualquer alteração para não correr o risco de ter problemas mais graves. Lembre-se de que ele demonstrará qualquer desconforto e mudará sua rotina em caso de doenças ou outros problemas.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ter acesso a outros materiais como este!