Não são poucas as pessoas que sonham em ter um pet — às vezes, até mais de um. Porém, uma parte delas acaba adiando essa decisão por uma série de razões diferentes, como a preparação do lar para a chegada do bichinho, as mudanças na rotina que tomam o tempo livre e as dúvidas sobre os cuidados necessários com o amigo de quatro patas.
Pensando nisso, trouxemos um post com alguns dos principais benefícios de ter um animal de estimação para nos inspirar e mostrar como um pet pode ser um divisor de águas para a nossa qualidade de vida. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Ganho de apoio emocional
Falar sobre os benefícios de ter um animal de estimação sem citar o ganho de apoio emocional é impossível. Afinal, o pet se torna um grande companheiro de vida, presente nos bons e maus momentos. Ele alegra seu dia, não se cansa de estar ao seu lado, anima e distrai você, torna-se seu mais precioso confidente, sempre está disponível para demonstrar carinho e, claro, receber afagos.
Não é à toa que a interação com os bichos contribui para reduzir o estresse, a ansiedade, o medo e outras emoções negativas. Melhorando, assim, o humor, a disposição, a autoestima, os relacionamentos e o bem-estar psicológico — inclusive, com menos transtornos mentais, como a depressão. Aliás, algo já destacado em pesquisas internacionais, como a publicada na BMC Public Health.
Maior socialização no dia a dia
Quem tem um pet, principalmente cachorros que sejam bastante ativos e gostem de vida coletiva, acaba adaptando o cotidiano para incluir programas em que o bichinho possa ter contato com outras pessoas e animais. Afinal, além de torná-lo mais sociável, isso gera oportunidades para ele se divertir, ter contato com a natureza e gastar energia.
Porém, não é apenas o pet que sai ganhando com isso, viu? Você também colhe os frutos dessas escolhas. Por exemplo, você conhecerá gente nova, ampliará seu círculo de amigos, descobrirá novos hobbies e aproveitará mais os períodos de lazer ao longo da semana. Tudo isso é benéfico para a sua saúde mental, tornando-se uma forma de relaxar, de se entreter e de melhorar os vínculos pessoais.
Mais prática de exercício físico
Além do que já foi dito, não podemos deixar de mencionar que o tutor passa a se exercitar mais com o animal de estimação, pois essa convivência envolve, brincar com ele, treiná-lo, estimulá-lo por meio da alimentação, fazer passeios, levá-lo a eventos ao ar livre, nadar com ele e por aí vai.
Ou seja, realiza-se uma série de atividades que fazem você se tornar mais ativo, aumentando a frequência com que anda, corre, pula, nada etc. Como resultado, você terá mudanças positivas em seu corpo à medida que melhora o condicionamento físico, a saúde cardiovascular e a qualidade do sono.
Viu só os diversos benefícios de ter um animal de estimação, incluindo mais saúde e bem-estar? Portanto, se você continua indeciso sobre ter um pet, não deixe de levar em conta o que mencionamos! Afinal, se você tiver condições e desejo de ter um bichinho, certamente terá um retorno bastante positivo ao se tornar tutor.Já que falamos sobre os pets neste artigo, que tal conferir 10 curiosidades sobre o mundo animal?