Você sabia que a palavra “higiene” tem origem no termo grego “higeia”, que significa “são” e/ou “sadio”? É isso mesmo! Na mitologia grega, Asclépio (filho de Apolo) tinha grande conhecimento sobre Medicina e deu a uma de suas filhas o nome de Higeia, que se tornou a deusa da saúde e higiene.
Conseguimos, a partir disso, determinar a importância dos cuidados higiênicos para a saúde e bem-estar de todos, inclusive dos pets.
A higiene pet é um assunto muito sério, mas por vezes gera confusão nos tutores, fazendo que eles pequem pelo excesso ou pela falta. Afinal, como manter os pets limpos, felizes e saudáveis?
Continue a leitura para tirar suas dúvidas!
Higiene pet: quais são os principais cuidados?
Veja, a seguir, alguns detalhes que vão ajudar na compreensão dos melhores cuidados com a higiene dos pets.
Higiene dos cães
Começaremos por eles, os melhores amigos do homem! Confira os principais passos para manter seu cãozinho limpo e saudável.
Banhos
Não há uma “receita de bolo” para os banhos dos cães. Alguns podem ser banhados a cada 15 dias, enquanto para outros a recomendação é mensal. Converse com seu veterinário para não pecar pelo excesso, de maneira que seu pet fique mais predisposto a doenças de pele.
Higienização das patas
No mercado, há produtos específicos para a limpeza das patinhas que auxiliam na hidratação, algo que deve ser feito após os passeios dos cães.
Escovação dos dentes
Indispensável! Os dentes do seu cãozinho devem ser escovados ao menos 3 vezes por semana, a fim de evitar problemas como o tártaro, o mau hálito e a dor. Para a limpeza, você pode utilizar gaze ou escova de bebê. Quanto à pasta de dente, não se esqueça de sempre ter uma de uso veterinário! Em caso de dúvida, converse com seu veterinário para que ele oriente da maneira certa.
Escovação dos pelos
Cães de pelos longos devem ser escovados diariamente, enquanto os de pelos curtos podem ter um espaçamento maior entre as sessões, às vezes nem sendo necessário.
Higienização das orelhas
Fique de olho nas orelhas do seu pet! Caso elas estejam apresentando odor forte ou secreção, converse com um profissional para avaliá-lo e para você aprender a fazer a limpeza correta.
Higiene dos gatos
Chegou a hora de falar sobre os bichanos! Extremamente higiênicos, os gatinhos são “autolimpantes”. Mas isso não significa que eles não precisem de alguns cuidados específicos.
Banhos
Gatos não precisam de banhos, exceto em casos específicos (problemas de pele, por exemplo). Tire suas dúvidas com um veterinário!
Higienização das patas
As patinhas dos gatos só devem ser limpas caso eles passeiem na coleira.
Escovação dos dentes
Assim como os cães, os bichanos também precisam ter seus dentes escovados. A recomendação é que isso seja feito pelo menos 3 vezes na semana.
Escovação dos pelos
A recomendação é que os pelos dos gatos sejam escovados diariamente, evitando a formação de bolas de pelo. Os gatos mais peludos podem ser escovados mais de uma vez por dia.
Higienização das orelhas
Vale a mesma orientação dada a respeito dos cães. Fique de olho, pois caso note muita sujeira, odor forte e secreção, é importante consultar um veterinário para avaliar o caso. Ele poderá ensiná-lo(a) a fazer a limpeza da forma correta.
Gostou de conhecer essas dicas para cuidar da higiene pet e ser um tutor muito mais consciente? Agora, coloque todas elas em prática e cuide de seus grandes amigos da melhor forma possível!
Aproveite para dar uma olhada no blog Matsuda Pet e fique por dentro de outras dicas que podem ajudar nos cuidados diários de seus pets!