Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o 3º país em população total de animais de estimação. O setor já representa 0,36% do PIB do país, ficando à frente até mesmo dos setores de utilidades domésticas e de automação industrial.
De acordo com a Forbes, o setor fatura R$ 52 bilhões. Isso demonstra todo o potencial de expansão do mercado do mundo pet, que é composto de alimentos (Pet Food), medicamentos (Pet Vet) e cuidados com saúde e higiene (Pet Care).
Quer saber como alcançar novas regiões com sua distribuidora? Então, acompanhe este post até o final!
Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo para expandir seu negócio é fazer uma boa pesquisa de mercado. Para isso, analise bem as regiões que você pretende alcançar. Ou seja, pesquise sobre os perfis dos clientes, a renda média das famílias, a densidade dos animais de estimação, entre outros pontos.
Também é fundamental verificar quais serão seus concorrentes, que estratégias utilizam, quais são seus pontos fortes e fracos. Isso ajudará você a identificar oportunidades de se posicionar de forma competitiva.
Identifique as oportunidades
Depois de fazer a pesquisa, o passo seguinte é identificar as oportunidades na região. Isso porque cada lugar tem suas particularidades e necessidades diferentes. Por exemplo, pode ser que exista uma alta demanda por alimentos para cachorros de raças grandes, ou, ainda, por acessórios para gatos.
Outra opção é uma alta procura por clínicas veterinárias. Então, identificar as oportunidades não só ajuda na definição de serviços e do catálogo de produtos, como também orienta as ações de marketing e relacionamento com o cliente. Lembre-se de que as oportunidades estão lá, basta encontrá-las.
Estabeleça parcerias estratégicas
Fazer parcerias estratégicas é uma ação importante para uma expansão de mercado bem-sucedida. Por isso, procure por outras empresas que podem se beneficiar com uma colaboração com a sua distribuidora, como clínicas veterinárias, ONGs de proteção animal e até influenciadores digitais do mercado pet.
Por exemplo, um acordo de fornecimento exclusivo com uma clínica veterinária pode garantir um fluxo constante de demanda.
Adapte as estratégias de marketing
Entrar em uma nova região exige uma adaptação nas estratégias de marketing. Afinal, as ações que funcionam em uma região podem não ser tão eficazes em outras. Portanto, é essencial compreender as particularidades do novo local, como hábitos de consumo, preferências e canais de comunicação mais utilizados.
Isso envolve o uso das redes sociais, participação de eventos e feiras do setor ou, ainda, a criação de campanhas de marketing direcionadas. Tenha em mente que uma estratégia de marketing bem adaptada à região é capaz de atrair e fidelizar clientes, impulsionando a expansão da sua distribuidora.
Como você viu, a expansão de mercado começa com uma boa pesquisa. A partir daí, você conseguirá identificar as melhores oportunidades e compreender o perfil dos novos clientes. Assim, ao implementar as ações deste post, sua distribuidora estará bem posicionada para crescer e conquistar novas regiões.Quer mais dicas para impulsionar seu negócio? Então, não deixe de conferir nosso guia completo sobre marketing para pet shops e descubra tudo o que você precisa saber para sua empresa crescer!